Acessibilidade / Reportar erro

RESENHAS

Kurt E. Weil

Escola de administração de empresas de São Paulo

ALREDEDOR DE LAS MAQUINAS-HERRAMIENTAS - Por Heinrich Gerling (Versión española por Carlos Sáenz de Magarola, Ingeniero Industrial, Editorial Reverté, S. A. Barcelona, Buenos Aires, México, 1957, 225 páginas, pts. 160, 00, brochura, 1.ª edição).

RUND UM DIE WERKZEUGMASCHINE - Por Heinrich Gerling (Georg Westermann Verlag Braunschweig, Berlín, Hamburg, München, Kiel, Darmstadt, 1960, 224 páginas, pts. 160, 00, brochura, 1.ª edição).

Sobre o autor nenhuma das duas publicações dá qualquer informação, a não ser que se trata de um "Fachvorsteher". Mas a clareza do texto, a perfeita concatenação de pensamentos e o uso de linguagem concisa demonstram que se trata de um professor capaz de expor um assunto técnico com excepcional facilidade, tendo tido como colaboradora ou inspiradora a editora alemã Georg Westermann, que até hoje se caracterizou sempre por uma impressão perfeita. Protegidas por patente alemã (n.º 959. 276), tanto a edição alemã quanto a espanhola estão impressas em 3 côres, de maneira nova, extremamente didática.

Éste livro trata de tudo que acontece "ao redor das máquinas-ferramentas" e portanto estuda a máquina em si (1), o controle de qualidade (2) e os processos de fabricação (3). Para maior clareza, todas as páginas que tratam de (1) possuem no canto superior da página uma marca vermelha; as de (2) amarela e as de (3) azul. Isso permite localizar com facilidade o que se deseja saber sôbre determinado tipo de máquina e, além do mais, empregar o livro como obra de referência, depois de estudado. As máquinas-ferramentas estudadas são: tornos, perfuradoras, fresadoras, plainas, esmeris, retíficas, mandrilhadeiras e variações dessas máquinas. O livro possui 670 gravuras na segunda edição alemã e algumas a menos na primeira edição espanhola.

Diz o autor, no seu prefácio, que êste livro interessa e é indicado a todos aquêles que têm de estar diretamente em contato com máquinas-ferramentas e muito especialmente a aprendizes de todos os ofícios mecânicos que, embora não devam dominar, com todos os pormenores, os processos do trabalho, necessitam de ter conhecimento das máquinas, de sua construção e seu modo de trabalhar.

Ainda de acordo com o prefácio do autor, podem desenhistas, técnicos e outros adquirir uma primeira idéia, de caráter muito prático, sôbre as diversas máquinas, seu funcionamento e o uso de apetrechos de controle.

Êste livro ensina por meio de desenhos claros, perfeitos, bem traçados e bem marcados, acompanhados de textos e problemas. Não há fotografias. Bom índice alfabético facilita o trabalho de consulta.

Parece-nos que êste livro é ideal para o ensino em escolas de administração de nível superior. Todo administrador deve conhecer, hoje em dia, máquinas-ferramentas, pois além do homem da produção, entra em contato com processos de fabricação na área do projeto do produto tam bém o mercadólogo.

Na contabilidade de custos, o livro é de valor extraordinário, pois explica com clareza o cálculo do tempo de fa bricação, incluindo estudos de tempo de preparação, de tempos que entram em rateio e de tempos acessórios, permitindo, após rápido estudo, que qualquer contador ou administrador contábil-financeiro julgue a produtividade da máquina. O advogado trabalhista entenderá, através dêle, problemas de tempo de máquina e tempos-incentivos. Os problemas que o livro traz sôbre velocidade de usinagem e alternativa econômica de ferramentas são de imensa utilidade para os estudantes que pretendem especializar-se em planejamento industrial ou administração da produção.

A versão espanhola tem alguns deslizes de pouca monta nos desenhos, que provavelmente desaparecerão na 2.ª edição e seria enfadonho aqui enumerar. O texto alemão da 2.ª edição é um pouco diferente do texto da edição espanhola, traduzida da 1.ª, mas de tão pequena importância são as modificações que delas não há aviso na 2.ª edição alemã.

A prática do ensino de administração mostrará que partes do livro não devem ser estudadas num curso com a finalidade de formar administradores. Entretanto, a perfeita integração do livro, mostrando a planta de uma peça, estudando a máquina que fará esta peça, estudando o processo de fazer a peça de acordo com a planta e mostrando o método de controle final torna-nos propensos a eliminar muito pouco.

O livro em questão só trata de processos que arrancam cavaco faltando, ainda, portanto, um livro sobre forja, prensa e outros métodos. Todavia, ao menos parte da dificuldade de ensino já está vencida com esta publicação. Parabéns ao autor e às editoras.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Ago 1962
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br