Acessibilidade / Reportar erro

Qualidade do relacionamento franqueador-franqueado: Tempo de relacionamento e desempenho

RESUMO

A literatura sobre franquia diverge acerca de como o relacionamento entre franqueadores e franqueados se desenvolve ao longo do tempo. A teoria tradicional do ciclo de vida considera que os relacionamentos seguem uma curva ascendente, na qual a qualidade do relacionamento e o desempenho fortalecem-se com o tempo. Outra perspectiva reflete melhor as peculiaridades do relacionamento entre franqueador e franqueado, indicando que a qualidade do relacionamento em um sistema de franquia segue uma curva em forma de U. Ademais, há um número limitado de pesquisas sobre o efeito moderador do tempo sobre o relacionamento entre variáveis relacionais e resultados. Este estudo lança luzes sobre a influência da duração do relacionamento sobre a qualidade do relacionamento e sobre o desempenho financeiro, no relacionamento entre franqueador e franqueado. Utilizando uma pesquisa de auto relato com uma amostra de 432 franqueados, foram realizadas análises de regressão e de média para testar os relacionamentos. Os resultados confirmam o efeito do tempo sobre o desempenho e a qualidade do relacionamento entre franqueador e franqueado, mas o formato hipotético das fases do relacionamento foi apenas parcialmente confirmado. Além disso, o tempo tem um efeito moderador positivo sobre o impacto da qualidade do relacionamento no desempenho financeiro.

PALAVRAS-CHAVE
Franquia; qualidade de relacionamento; desempenho financeiro; teoria da curva em U; tempo de relacionamento

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br