Acessibilidade / Reportar erro

Avaliação e seleção de projetos de investimento: critérios quantitativos

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

A.N. Quezado Cavalcante

Avaliação e seleção de projetos de investimento - critérios quantitativos

Por Pierre Jacques Ehrlich. 2. ed. São Paulo, Atlas, 1979. 185 p.

Este livro desenvolve o instrumental quantitativo para a escolha entre alternativas de investimento, do ponto de vista privado. O autor apresenta os princípios fundamentais de matemática financeira e engenharia econômica, aplicando-se à avaliação de projetos, tendo sempre em vista o custo de oportunidade.dos recursos envolvidos, como recomenda a teoria econômica.

O texto foi redigido de forma concisa e objetiva. A explanação dos diversos instrumentos de análise de investimentos é acompanhada de exemplos práticos e verossímeis com relação à realidade brasileira, ao contrário dos que constam habitualmente da literatura em economia e administração importada do exterior. Essa característica destaca o livro de Pierre Ehrlich de seus similares. Os exemplos abordam desde questões simples, como a compra de uma casa de praia (p. 14-5), até problemas mais complexos, como a escolha da alternativa mais rentável num projeto de uma hidrelétrica (p. 6871). Em seguida aos exemplos, são propostos exercícios, cujas respostas aparecem no final do livro. Deste final, convém mencionar, constam as tabelas financeiras mais utilizadas e programas para a obtenção de valor atual e taxa interna de retorno, nas calculadoras TI 58/59 e HP 67/97.

Embora o autor tenha se preocupado essencialmente com a avaliação privada de projetos, não deixou de fazer considerações sobre a análise social (cap. 7). Como se sabe, a metodologia desta avaliação pode ser a mesma da análise privada, exceto quanto aos preços utilizados, tanto de produtos como de fatores de produção. Para alguns desses preços - como os salários, a taxa de câmbio, a taxa de juro ou o preço de algum bem ou serviço - o analista não utiliza os valores que aparecem no mercado, mas os chamados preços-sombra, que devem refletir melhor o valor de cada produto' ou fator para a sociedade.

Embora fique subentendido no texto, conviria destacar que existem dois critérios distintos para o estabelecimento daqueles preços: a) determinar os preços que prevaleceriam se os respectivos mercados fossem perfeitos, b) estabelecer preços de acordo com os objetivos nacionais. A primeira vista, o primeiro critério parece ser imparcial, contrastando com a arbitrariedade do segundo. No entanto, pode-se demonstrar que o primeiro procedimento pressupõe que a distribuição atual da renda seja amplamente aceita, o que constitui uma hipótese arbitrária e, no caso brasileiro, ao mesmo tempo absurda. Conclui-se, portanto, que os parâmetros para a avaliação social de projetos resultam, em última análise, de uma decisão política que deve ser tomada de preferência num contexto democrático.

A exposição dos diversos tópicos é bastante didática, ocorrendo apenas pequenas falhas. Um ou outro item mereceriam um tratamento mais alongado, como a relação entre taxa de juros e inflação (p. 27-30). O tópico sobre investimentos incrementais (p. 62-4) está pouco claro, inclusive por apresentar um gráfico que contribui mais para confundir do que esclarecer as coisas. Além disso, a revisão deixa a desejar (observe-se por exemplo, o final da página 98 e o início da seguinte), mas isto é culpa da editora, e não do autor.

Essas pequenas restrições, todavia, não chegam a afetar significativamente a utilidade do livro para estudantes e professores de disciplinas como: engenharia econômica, elaboração e avaliação de projetos e outras similares, bem como para aqueles que, nas empresas ou no governo, estão preocupados com a seleção de oportunidades de alocação para recursos escassos.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Dez 1979
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br