Resumos
Utilizando o conceito de elasticidade-propaganda e o aparato te6rico da teoria microeconõmica, o artigo procura responder à pergunta "Quanto gastar em propaganda?" em situações de neg6cio em que o preço é tabelado, o custo variável unitário é constante e a empresa conta com uma margem fixa de contribuição com a qual tem que cobrir seus custos fixos, seus gastos promocionais e ainda auferir um lucro.
Elasticidade-propaganda; maximização do lucro; margem de contribuição; orçamento promocional
By using the concept of advertising elasticity and the theoretical framework of microeconomics, the article attempts to answer the question "Houi much to spend in advertising?" in business situations in which the price is predeiermined, the variable cost is constant and the firm has a fixed contribution margin to cover its overhead and promotional costs and have the desired profits.
Advertising elasticity; profit maximizaiion; contribution margin; promotional budget
ARTIGO
Determinaçao do orçamento promocional: um caso especifico
Orlando Figueiredo
Professor Titular do Departamento de Mercadologia da EAESP/FGV
RESUMO
Utilizando o conceito de elasticidade-propaganda e o aparato te6rico da teoria microeconõmica, o artigo procura responder à pergunta "Quanto gastar em propaganda?" em situações de neg6cio em que o preço é tabelado, o custo variável unitário é constante e a empresa conta com uma margem fixa de contribuição com a qual tem que cobrir seus custos fixos, seus gastos promocionais e ainda auferir um lucro.
Palavras-chave: Elasticidade-propaganda, maximização do lucro, margem de contribuição, orçamento promocional.
ABSTRACT
By using the concept of advertising elasticity and the theoretical framework of microeconomics, the article attempts to answer the question "Houi much to spend in advertising?" in business situations in which the price is predeiermined, the variable cost is constant and the firm has a fixed contribution margin to cover its overhead and promotional costs and have the desired profits.
Key words: Advertising elasticity, profit maximizaiion, contribution margin, promotional budget.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
1. Ver, por exemplo, os modelos de Alfred A. Kuehn, M. L. Vidale e H. B. Wolfe em BASS, M. Frank el alii (orgs.). Mathematieal models and methods in marketing, Homewood, 11I., R.D.lrwin, Inc., 1961.
2. Sobre esse assunto ver: MICHEL, M. Stratégie du marché. Theorie de la firme et vent sous marque. Paris, Gemboux, Presses Universitaires de France, 1961; e LAMBIN, J.J. Información, decisión y eficacia comerciaI. Bilbao, Ediciones Deusto, 1968.
3. Uma apresentação um pouco diferente do modelo estático aqui de· senvolvido pode ser encontrada em KING, Willíam R. Quantitative analysis formarkeffng management. New York, McGraw-HILL, 1967.
- 1. Ver, por exemplo, os modelos de Alfred A. Kuehn, M. L. Vidale e H. B. Wolfe em BASS, M. Frank el alii (orgs.). Mathematieal models and methods in marketing, Homewood, 11I., R.D.lrwin, Inc., 1961.
- 2. Sobre esse assunto ver: MICHEL, M. Stratégie du marché. Theorie de la firme et vent sous marque. Paris, Gemboux, Presses Universitaires de France, 1961;
- e LAMBIN, J.J. Información, decisión y eficacia comerciaI. Bilbao, Ediciones Deusto, 1968.
- 3. Uma apresentação um pouco diferente do modelo estático aqui de¡ senvolvido pode ser encontrada em KING, Willíam R. Quantitative analysis formarkeffng management. New York, McGraw-HILL, 1967.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
14 Jun 2013 -
Data do Fascículo
Ago 1992