Acessibilidade / Reportar erro

REDE DE CONHECIMENTO E APRENDIZAGEM AMBIDESTRA: QUAL É O IMPACTO NO DESEMPENHO DA INOVAÇÃO?

RESUMO

A rede de conhecimento tornou-se um fator crítico para o desenvolvimento da inovação. No entanto, a maioria dos estudos têm se concentrado nos benefícios da inovação derivados da incorporação de redes, mas há menos estudos sobre a rede de conhecimento da empresa do ponto de vista dos atributos de características. Este estudo visa analisar os efeitos diretos e interativos da diversidade de conhecimento e do potencial combinatório de conhecimento no desempenho da inovação, e como a complementaridade da aprendizagem ambidestra afeta a relação entre as redes de conhecimento e o desempenho da inovação. A análise empírica baseia-se em dados de painel de 116 empresas da indústria automobilística da China de 2010 a 2018. Os resultados processados pelo modelo de regressão binomial negativa de efeitos fixos indicam que o potencial combinatório de conhecimento tem uma relação invertida em forma de U com o desempenho da inovação empresarial, e a diversidade de conhecimento tem um efeito positivo no desempenho dessa inovação. Existe um efeito interativo entre o potencial combinatório do conhecimento e sua diversidade, sendo que a coordenação entre eles melhora o desempenho das empresas em matéria de inovação. A complementaridade da aprendizagem ambidestra modera positivamente e de maneira significativa a relação positiva entre o potencial combinatório de conhecimento e o desempenho da inovação empresarial.

Palavras-chave:
rede de conhecimento; complementaridade da aprendizagem ambidestra; potencial combinatório de conhecimento; diversidade de conhecimento; fabricação automotiva

Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br