Attiq et al. (2021)Attiq, S., Habib, M. D., Kaur, P., Hasni, M. J. S., & Dhir, A. (2021). Drivers of food waste reduction behaviour in the household context. Food Quality and Preference, 94, 104300. https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2021.104300 https://doi.org/10.1016/j.foodqual.2021....
|
Culpa |
Os consumidores com um nível mais elevado de culpa antecipada têm maior probabilidade de evitar o desperdício alimentar. |
Begho e Fadare (2023)Begho, T., & Fadare, O. (2023). Does household food waste prevention and reduction depend on bundled motivation and food management practices? Cleaner and Responsible Consumption. https://doi.org/10.1016/j.clrc.2023.100142 https://doi.org/10.1016/j.clrc.2023.1001...
|
Culpa e arrependimento |
As emoções negativas surgem das lembranças de situações passadas em que ocorreu o desperdício e impactam positivamente o desejo de reduzir o descarte de alimentos no futuro. |
Jabeen et al. (2023)Jabeen, F., Dhir, A., Islam, N., Talwar, S., & Papa, A. (2023). Emotions and food waste behavior: Do habit and facilitating conditions matter? Journal of Business Research, 155, 113356. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.113356 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.1...
|
Otimismo, orgulho, culpa e frustração |
As emoções negativas estão positivamente associadas com a atitude e as intenções. As emoções positivas impactam negativamente somente a atitude. |
Khalil et al. (2022)Khalil, M., Northey, G., Septianto, F., & Lang, B. (2022). Hopefully that’s not wasted! The role of hope for reducing food waste. Journal of Business Research, 147, 59-70. https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.03.080 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2022.0...
|
Esperança |
Quando as pessoas compreendem os ganhos que poderão ter ao não desperdiçar, elas passam por um estado de esperança. Essa emoção positiva leva a intenções e comportamentos favoráveis à redução do desperdício. |
Barbera et al. (2022)Barbera, F., Amato, M., Riverso, R., & Verneau, F. (2022). Social emotions and good provider norms in tackling household food waste: an extension of the theory of planned behavior. Sustainability, 14(15), 9681. https://doi.org/10.3390/su14159681 https://doi.org/10.3390/su14159681...
|
Raiva, tristeza, antipatia, vergonha e decepção |
As emoções negativas aumentam as intenções de reduzir o desperdício alimentar doméstico. |
McCarthy e Liu (2017)McCarthy, B., & Liu, H. B. (2017). Food waste and the ‘green’consumer. Australasian Marketing Journal, 25(2), 126-132. https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2017.04.007 https://doi.org/10.1016/j.ausmj.2017.04....
|
Culpa e ansiedade |
Pessoas que se sentem culpadas e ansiosas pelo desperdício alimentar fazem um esforço maior para não descartar os alimentos. |
Russel et al. (2017) |
Frustração, ansiedade, otimismo, orgulho, alegria e relaxamento |
As emoções negativas tiveram relações positivas com a intenção e o comportamento de desperdício alimentar. As emoções positivas não tiveram relações significativas com a intenção e com o comportamento. |
Septianto et al. (2020)Septianto, F., Kemper, J. A., & Northey, G. (2020). Thanks, but no thanks: The influence of gratitude on consumer awareness of food waste. Journal of Cleaner Production, 258. https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.120591 https://doi.org/10.1016/j.jclepro.2020.1...
|
Gratidão |
A gratidão levou a maiores intenções de reduzir o desperdício de alimentos. |
Soorani e Ahmadvand (2019)Soorani, F., & Ahmadvand, M. (2019). Determinants of consumers’ food management behavior: Applying and extending the theory of planned behavior. Waste Management, 98, 151-159. https://doi.org/10.1016/j.wasman.2019.08.025 https://doi.org/10.1016/j.wasman.2019.08...
|
Culpa |
A emoção culpa impulsiona a gestão do consumo alimentar e prevenção do desperdício. |
Talwar et al. (2022)Talwar, S., Kaur, P., Kumar, S., Salo, J., & Dhir, A. (2022). The balancing act: how do moral norms and anticipated pride drive food waste/reduction behaviour? Journal of Retailing and Consumer Services, 66, 102901. https://doi.org/10.1016/j.jretconser.2021.102901 https://doi.org/10.1016/j.jretconser.202...
|
Orgulho antecipado |
O orgulho antecipado impacta positivamente as intenções de evitar o desperdício de alimentos, mas não exibe qualquer associação com a rotina de reutilização de sobras e/ou com a redução de compras excessivas de alimentos. |