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EVIDENCIAÇÃO VOLUNTÁRIA: ANÁLISE EMPÍRICA SOBRE O TOM USADO EM AUDIOCONFERÊNCIAS

Divulgación voluntaria: Análisis empírico del tono usado en conferencias telefónicas

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é realizar duas análises relacionadas à compreensão dos efeitos de uma evidenciação voluntária. Primeiro, analisar se o desempenho da empresa apresenta relação com o tom verbal da divulgação voluntária de uma audioconferência. Segundo, analisar se o tom verbal de divulgações voluntárias está relacionado com os resultados de empresas brasileiras no tempo futuro. Para aferição do tom verbal, foi realizada uma análise de conteúdo computadorizada sobre os arquivos transcritos referentes às audioconferências de empresas brasileiras com American Depositary Receipts (ADRs) no mercado americano entre os anos de 2002 e 2016. Para o cálculo do tom do gestor, foi utilizado o dicionário de Loughran e McDonald (2011)Loughran, T., & McDonald, B. (2011). When is a liability not a liability? Textual analysis, dictionaries, and 10-Ks. The Journal of Finance, 66(1), 35-65. doi:10.1111/j.1540-6261.2010.01625.x
https://doi.org/10.1111/j.1540-6261.2010...
, em inglês e uma versão adaptada para português. As evidências encontradas sugerem uma relação positiva entre o tom verbal utilizado pelos gestores durante as ligações de audioconferênciase o desempenho atual e futuro da empresa.

PALAVRAS-CHAVE
Evidenciação voluntária; audioconferência; tom verbal; desempenho; análise de conteúdo

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