Acessibilidade / Reportar erro

Elementary decision theory

ARTIGOS

Elementary decision theory

Claude Machline

Escola de administração de emprêsas de São Paulo

ELEMENTARY DECISION THEORY - Por Herman Chernoff e Lincoln E. Moses (John Wiley & Sons, Inc., New York, 1959, 364 páginas, $ 6, 50).

Tem sido costume recentemente, em algumas universidades americanas, como, por exemplo, na Harvard e na Stanford, apresentar os cursos de estatística de maneira bem diferente da clássica: não se expõe essa matéria na seqüência habitual de seus capítulos, que inclui, na parte descritiva, o estudo das séries de freqüências e temporais, o método de cálculo das medidas de tendência central e dispersão, o estudo da correlação, a teoria das probabilidades e, na parte indutiva, a teoria da amostragem e os testes de hipóteses; a estatística é considerada, diversamente, como a teoria da tomada de decisão em situações de incerteza.

Êste livro é fruto de oito anos de ensino da matéria na Stanford University. A consulta rápida às páginas da obra pode assustar o leitor, devido ao número considerável de símbolos, fórmulas, tabelas e gráficos que contém, mas um exame pormenorizado permite verificar que o adjetivo "elementar", que figura no título, não é uma promessa vã. O equipamento matemático necessário à compreensão do livro é, realmente, simples e o que é excelente, é fornecido ao leitor à medida que se faz necessário. As demonstrações são deixadas para o fim do trabalho, nos apêndices, o que é prática recomendável. Enfim, os autores sempre explicam por meio de exemplos concretos; resolvido o exemplo, generalizam em têrmos abstratos, o que se nos afigura um bom método de atrair o interêsse do leitor.

O livro situa-se a meio caminho, entre as obras mais elementares, escritas em tom jocoso, como, por exemplo, "Design for Decision" de IRWIN D. J. BROSS, e os compêndios exaustivos sôbre o assunto, entre outros, "Games and Decisions", de R. LUCE e H. RAIFFA, e o leitor não tem dificuldade em seguir o principal problema, que é debatido sob muitos ângulos: a conveniência de levar ou deixar de levar guarda-chuva, galochas e capa a um passeio, de acôrdo com a indicação, às vêzes falsa, do barômetro, numa cidade onde chove 60% dos dias, onde os dias de chuva são seguidos, com freqüência, por outros dias de chuva e onde, quando chove, chove a valer.

Os primeiros capítulos apresentam as definições básicas sôbre o assunto: o que é alternativa, decisão, critério de ação, matriz de ganho, risco calculado; expõem alguns tipos mais usados de estratégia: estratégia pura e mista, estratégia "Minimax" e de BAYES.

Os capítulos finais tratam dos testes de hipóteses sob o ângulo da tomada de decisão, isto é, da aceitação ou rejeição da hipótese.

Éste livro não dá ao leitor uma idéia completa dos métodos de tomada de decisão, pois alguns, muito usados em campos diversos da administração, não são mencionados aqui. Também os exemplos não são, em geral, tomados do campo da administração de emprêsa, o que os faz parecer excessivamente simplificados. Teríamos também gostado de ver enunciadas algumas estratégias importantes, que não aparecem; as relações existentes entre a escolha das estratégias e o tipo da personalidade deveriam também ter sido ao menos mencionadas, e o livro poderia ter sido certamente enriquecido por uma discussão em nível mais elevado dos conceitos de probabilidade e de utilidade, sôbre os quais repousa tôda a teoria de tomada de decisão.

Apesar dêsses senões, o livro pode ser bem útil para quem desejar uma iniciação na arte de tomar decisões racionais. Em última análise, o método de tomada de decisões é um instrumento sistemático que visa substituir a intuição, a convicção subjetiva, a vidência e a revelação, pelo cálculo dos lucros prováveis decorrentes de cada curso de ação possível. A ninguém êsse assunto interessa mais do que ao administrador, que deve, a todo o momento, decidir entre várias alternativas, num contexto de incerteza quanto ao futuro.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Mar 1963
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br