Fabricação |
O sistema de produção utiliza alguma tecnologia de rastreamento como RFID, código de barras ou chip integrado? |
Quais produtos ou linha de produtos utilizam essa tecnologia de rastreamento para controle de produção? |
Utiliza-se algum tipo de material reciclado na fabricação? Em caso afirmativo, em quais produtos? Esses materiais são dos produtos reciclados da própria empresa ou do mercado de reciclados? |
Os sistemas permitem rastreamento dos produtos até o cliente final? |
Quais informações alimentadas pela fábrica no sistema podem ser visualizadas ao longo da cadeia (distribuidor, varejo, assistência técnica, cooperativas, recicladoras etc.)? |
Os produtos com avarias/problema de funcionamento são devolvidos para a fábrica pelo distribuidor, varejo ou assistência técnica? |
Os produtos avariados são recuperados ou descartados? |
Existem políticas e processos para remanufatura ou recondicionamento de produtos? |
Os sistemas de controle de produção e pesquisa e desenvolvimento são retroalimentados com informação de produtos retornados ou de assistência técnica? Em caso afirmativo, que tipo de informação? |
As informações são úteis para recuperação de produtos? |
Existe atualmente geração de relatórios que possibilitem acompanhamento gerencial, tomada de decisões e controle de metas? |
Distribuição |
Os sistemas e banco de dados são atualizados com informação de produtos do fabricante? |
Os produtos retornados do varejo, assistência técnica ou consumidores são encaminhados para o centro de distribuição? |
Estão integrados com o fabricante e são alimentados com informação da distribuição? |
Existe política para devolução de produtos retornados por insatisfação do cliente não relacionada a algum defeito ou obsolescência? Em caso afirmativo, a coleta desses produtos está sob responsabilidade em qual ponto da cadeia de suprimentos? Há acesso às informações de produtos devolvidos pelo varejista ou revendas no sistema? |
Revendas/Varejista |
Os sistemas e banco de dados são atualizados com informação de produtos do fabricante ou distribuidor? |
Os produtos retornados dos clientes ou assistência técnica são encaminhados para as revendas ou varejistas? |
Estão integrados com o fabricante e são alimentados com informação da distribuição? |
Existe política para devolução de produtos retornados por insatisfação do cliente não relacionada a algum defeito ou obsolescência? Em caso afirmativo, a coleta desses produtos está sob responsabilidade em qual ponto da cadeia de suprimentos? Essas informações de produtos devolvidos pelos clientes são alimentadas no sistema? |
Centro de Reparos - Assistência Técnica |
Existe algum processo de captura de informação de produto, como leitoras de RFID, código de barras ou chips integrados que suportem o trabalho da assistência técnica? |
Existe acesso aos sistemas e banco de dados com informação de produtos do fabricante que facilitem o processo de reparo ou a destinação correta? Os sistemas estão integrados com o fabricante ou podem ser alimentados com informação do centro de reparos? |
Rede de Logística Reversa - Coleta - Cooperativa |
Existem cooperativa onde os clientes podem devolver os produtos obsoletos/avariados? |
Existe algum processo de captura de informação de produto, como leitoras de RFID, código de barras ou chips integrados? |
Existe acesso aos sistemas e banco de dados com informação de produtos do fabricante para facilitar a coleta, identificar os componentes do produto e a desmontagem? Os sistemas estão integrados com o fabricante ou podem ser alimentados com informação da cooperativa? |
As cooperativas conseguem identificar os produtos com alguma das tecnologias de rastreamento, como RFID, código de barra ou chip integrado? |
As cooperativas conseguem acessar os sistemas e obter as informações para desmontagem e destinação correta dos componentes e materiais? |
Rede de Logística Reversa - Coleta - Reciclador |
Existem recicladoras onde os clientes podem devolver os produtos obsoletos/avariados? |
Existe algum processo de captura de informação de produto, como leitoras de RFID, código de barras ou chips integrados? |
Existe acesso aos sistemas e banco de dados com informação de produtos do fabricante para facilitar a coleta, identificar os componentes do produto e a desmontagem? Os sistemas estão integrados com o fabricante ou podem ser alimentados com informação da recicladora? |
As recicladoras conseguem identificar os produtos com alguma das tecnologias de rastreamento, como RFID, código de barra ou chip integrado? |
As recicladoras conseguem acessar os sistemas e obter as informações para desmontagem e destinação correta dos componentes e materiais? |