Acessibilidade / Reportar erro

Principles of management: an analysis of managerial functions

RESENHAS

Principles of management - an analysis of managerial functions.

Yolanda F. Balcão

Escola de Administração de Emprêsas de São Paulo

PRINCIPLES OF MANAGEMENT - AN ANALYSIS OF MANAGERIAL FUNCTIONS. Por Harold Koontz e Cyril O'Donnell (McGraw-Hill Book Company, 2.ª edição, New York, 1959, 718 páginas)

Êste compêndio de administração geral, sem dúvida um dos clássicos americanos sôbre a matéria, reúne as vantagens de cobrir o assunto de forma extensa e, ao mesmo tempo, simples e atualizada.

Os autores dividem o livro em seis partes, a saber: I - A base da administração; II - Organização; III - Designação de pessoal; IV - Direção; V - Planejamento e VI - Contrôle. A primeira parte é introdutória e compreende a descrição da evolução da "teoria" administrativa até os dias presentes, seguida de uma explanação relativa às "funções" do administrador.

As partes seguintes tratam, pormenorizadamente, das citadas funções do administrador, desde a organização, que é a mais desenvolvida e sistematizada e, portanto, a mais extensamente examinada no livro, até o contrôle, função pela qual o administrador faz com que "os fatos se conformem aos padrões preestabelecidos".

Paia cada função do administrador dão os autores, ao final de sua exposição e análise, um certo número de "princípios". Segundo os próprios autores, êsses princípios não são verdades científicas no sentido próprio do têrmo, pois não constituem generalizações verificadas e aplicáveis a tôdas as emprêsas. A utilidade de sua apresentação quer-nos parecer que está no fato de poderem, talvez, servir como hipóteses para a pesquisa dos verdadeiros princípios e, portanto, contribuírem no sentido do desenvolvimento de uma verdadeira teoria de administração.

Se bem que a divisão de "funções" do administrador em organização, designação de pessoal (ou preenchimento de cargos), direção, planejamento e contrôle possa ser criticada por alguns estudiosos, no estado atual de desenvolvimento da "teoria" da administração, a divisão nos parece bastante lógica e aceitável. Ela é, certamente, extraída da classificação original de HENRI FAYOL que, em seu notável pequeno livro "Administration Industrielle et Générale", citou planejamento, organização, comando, coordenação e contrôle como as funções inerentes à administração.

O administrador brasileiro que esteja interessado em conhecer, em linhas gerais, o ponto de vista moderno quanto a técnicas e práticas administrativas, desde a programação linear até o uso de testes psicotécnicos no recrutamento de pessoal administrativo, pode, através da leitura dêste compêndio, fazê-lo sem grandes dificuldades, pois os autores fazem exposições claras e concisas, de fácil entendimento e leitura agradável.

O livro serve também ao estudante universitário de administração de emprêsas, mormente como introdução ao estudo das matérias especificamente administrativas.

Recomendamo-lo, portanto, a todos os que se interessem por um tratamento sério e criterioso de matéria tão complexa e, muitas vêzes, desconexa. Parece-nos realmente louvável a contribuição que nos dão os autores ao tentar englobar, de forma consistente e lógica, o conhecimento atualizado que governa a "boa" administração.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    22 Jul 2015
  • Data do Fascículo
    Abr 1962
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br