Acessibilidade / Reportar erro

Investments: analysis and management

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Jacob Ancelevicz

Francis, Jack Clark. Investments: analysis and management. 2. ed. New York, McGraw-Hill, 1976. 710 p. McGraw-Hill Series in Finance.

J. C. Francis, atualmente no Bernard M. Baruch College da City University of New York, tem escrito muito sobre ações, debêntures, commodities e opções. Além do texto em questão, destaca-se seu livro em coautoria com Stephen A. Archer da Prentice-Hall Foundations of Finance Series, intitulado Portfolio analysis.

Investments: analysis and management é o melhor e mais completo livro-texto para o estudante e o profissional em análise de investimentos e administração de carteiras de valores mobiliários. Cobre o campo nos aspectos teóricos e empíricos, dando, no possível, um tratamento matemático à formulação dos modelos e solução de problemas. A maioria dos capítulos possui apêndices para aprofundar em certos tópicos ou apresentar um tratamento matemático, como por exemplo,, análise matemática de carteira, análise gráfica de utilidade, ou modelos de Martingale. Todos os capítulos contêm perguntas e curtos problemas sobre o texto, além de listas das referências selecionadas.

A obra é dividida em sete partes. A primeira, descreve o arranjo do mercado de títulos nos EUA, sua legislação e fontes de informação. Somente o primeiro destes seis capítulos é relevante para o Brasil.

A segunda parte, dos preços de debêntures, mostra as possibilidades de ganhos anormais através da especulação em papéis de renda fixa. Como seu ganho depende sobretudo das taxas de juros em vigor, o capítulo oitavo trata dos determinantes das taxas de juros de mercado.

A terceira parte discute a avaliação de ações, iniciando pela exposição de modelos clássicos, como de Modigliani e Miller, Gordon e Walter. O décimo capítulo apresenta o modelo de análise fundamentalista, considerada a melhor abordagem de análise de investimentos, que é intensamente desenvolvida no livro. O texto expõe paralelamente a estimativa de lucro, ou melhor, retorno, do título e seu grau de risco. A precificação das ações depende de sua caracterização em termos do binômio risco-retorno.

A quarta parte aborda outros investimentos, como commodities e opções; alternativas que ainda não existem no mercado brasileiro, embora haja cogitação em relação a opções e posições curtas e longas.

A quinta, constitui-se da teoria de portfolio (carteira), introduzindo o processo de diversificação e a teoria do mercado de capitais. O apêndice ao capítulo 15 mostra a análise gráfica de portfolio de Markowitz. Os capítulos sobre diferentes objetivos de investimentos e maximização da riqueza preocupam-se em adequar a carteira de valores mobiliários às necessidades e preferências do investidor-cliente. Esta parte do livro também contém uma avaliação crítica do desempenho de investidores institucionais, fundos, em relação ao investidor individual.

A sexta parte trata do comportamento dos preços das ações, apresentando a análise técnica ou grafista, e a abordagem do Random-Walk. A análise técnica é muito difundida e é usada, na prática, para decisões de curto prazo de compra e venda de ações, sendo baseada sobretudo nas tendências de oferta e demanda no mercado. O capítulo 21 desenvolve os vários estágios de eficiência do mercado de ações através das hipóteses fraca, semiforte e forte.

Uma falha do texto - é que o torna incompleto a nosso ver - é a pouca ênfase dada à projeção dos lucros da empresa e de retorno futuro da ação. A estimativa dos lucros futuros e por ação é a peça mais importante da análise fundamentalista. O texto passa rapidamente por cima desta etapa, como se considerasse estas informações dadas, e desenvolve a partir daí sua metodologia de precificação de títulos de renda variável, ações.

Consideremos este texto de Francis um livro de cabeceira para os teóricos e praticantes no campo de análise e decisão sobre investimentos em ativos financeiros, apesar de que seu quadro de referência pode ser facilmente aplicado em outros mercados, como, por exemplo, o imobiliário. Embora seja mais indicado para graduados, sua qualidade e importância não permitem qualquer restrição quanto a sua leitura e estudo pelos interessados na área de análise de investimentos e administração de carteiras de valores mobiliários.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    08 Ago 2013
  • Data do Fascículo
    Ago 1977
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br