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O crescimento internacional de um negócio social: um estudo de caso

RESUMO

Em países em desenvolvimento, tem sido frequente o surgimento de iniciativas para combater problemas sociais e ambientais. Observa-se, desde a década de 1990, o crescimento das ações de reponsabilidade social empresarial, bem como a intensificação da atuação de organizações da sociedade civil. Há 20 anos, empresas e organizações da sociedade civil atuavam de maneira muito distante, com agendas próprias, muitas vezes conflituosas e resistentes ao trabalho colaborativo. Esta realidade tem se alterado significativamente. Além do fenômeno das alianças intersetoriais, é possível também observar a proliferação de um tipo de organização, os negócios sociais, que combinam dois objetivos antes vistos como incompatíveis: sustentabilidade financeira e geração de valor social. O presente artigo tem por objetivo discutir os fatores que influencim os resultados de um negócio social em três países: Botswana, Brasil e Jordânia. Os resultados levam à compreensão dos desafios que envolvem o desenvolvimento de negócios sociais em países emergentes da própria natureza desses negócios considerando a realidade social em que se inserem.

PALAVRAS-CHAVE |
Negócios sociais; pessoas com deficiência; empreendedorismo social; organizações híbridas; valor social compartilhado

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