Acessibilidade / Reportar erro

Administração organizada. Por Albert K. Wickesberg

RESENHA BIBLIOGRÁFICA

Administração organizada

Por Albert K. Wickesberg. Tradução de JOÃO M. P. ALBUQUERQUE. São Paulo, Editora Brasiliense, 1969, 225 páginas.

Aqueles que desejam acrescentar ou cotejar seus conhecimentos sôbre o relacionamento organização/indivíduo encontrará em Administração Organizada, numa linguagem clara e acessível, um excelente material de estudo.

ALBERT K. WICKESBERG, O autor, é, atualmente, Professor de Administração e Diretor de Programas Graduados de Administração de Empresas na Graduate School of Business Administration na Universidade de Minnesota, desde 1953.

WICKESBERG buscou desenvolver todo o seu trabalho no sentido de oferecer aos executivos, em formação ou não, subsídios que visassem à efetiva integração do elemento humano na organização.

Considera WICKESBERG que para compreender o processo de organizar é imprescindível que se conheça a) as relações existentes na estrutura da organização; b) o processo de delegação; c) o conceito de autoridade, o poder e influência exercidos por indivíduos e grupos. O autor não dedica capítulo específico para as relações existentes na estrutura da organização, isto porque, este relacionamento é, a rigor, a tônica em cada página de sua obra.

Quanto ao processo de delegação encontramos a afirmação de que "a atribuição de tarefas especificadas da organização a subordinados e a concessão, a uma ou mais pessoas, da autoridade necessária para dirigirem satisfatoriamente as atividades e deveres assim distribuídos", constitui um dos aspectos de maior relevância e que exige do executivo um grau elevado de responsabilidade na delegação de tarefas administrativas. Contudo, adverte que é necessário atentar para o volume e complexidade das tarefas. Muitas vezes, o executivo é forçado a redelegar, ou seja, redefinir deveres e atribuições porque não atendeu a princípios fundamentais na análise do volume de trabalho e na complexidade do mesmo. Não é suficiente ao executivo delegar pura e simplesmente. Concordamos com o autor e vamos um pouco mais longe: não é racionalizante o executivo reduzir sua carga de trabalho sem procurar analisar as características individuais de cada elemento que venha a receber novas tarefas. O importante é o executivo compreender a gradação do volume e da complexidade das tarefas e, sobretudo, adequá-las a cada um de seus subordinados. E isto, WICKES-BERG, explica com clareza e objetividade.

A autoridade é o terceiro prisma que o autor enfoca no estudo sobre o processo de organizar. Após a utilização de vários conceitos sobre a autoridade o autor afirma que "autoridade e delegação formam, em conjunto, a estrutura em que se constrói a armação da organização formal". Daí a assertiva final de que "a autoridade é o ingrediente fundamental na determinação do verdadeiro conjunto de relações na estrutura em funcionamento na organização".

Tomando por base a definição de que a estrutura da organização é uma resultante dos processos de delegação e autoridade, WICKESBERG encerra sua obra com uma contribuição sobre o desenvolvimento da estrutura da organização. Entretanto, não pára aí a contribuição de WICKESBERG. CHESTER I. BARNARD, JAMES D. MOONEY, HAROLD S. LEAVITT e outros, surgem em Administração Organizada através de uma coleção de textos que o autor selecionou para que houvesse por parte do leitor u'a melhor compreensão de seu trabalho.

LUIS CÉSAR GONÇALVES DE ARAÚJO

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    28 Maio 2015
  • Data do Fascículo
    Jun 1970
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br