Resumos
Este artigo avalia os diferentes impactos de variáveis relevantes na descoberta e na difusão de tecnologias, em mercados de alta competitividade. O objetivo foi identificar possibilidades de convívio de diferentes grupos estratégicos, associados ao uso ou à produção de tecnologias convencionais ou inovadoras. Foi utilizado um método matemático de busca e otimização, inspirado nos mecanismos da genética e na evolução de população de seres vivos. Os resultados obtidos sugerem que a interação entre empresas inovadoras pode, simultaneamente, permitir um aprimoramento da tecnologia e criar obstáculos para a entrada de novos competidores. Apesar de ser uma simplificação que não permite incorporar toda a complexidade do mercado, o modelo possibilita uma investigação dos comportamentos corporativos e de evolução de estratégias tecnológicas, principalmente em situações em que é difícil levantar dados empíricos ou em que casos específicos não permitem generalizações de evidências.
Inovação tecnológica; difusão de tecnologias; grupos estratégicos; algoritmos genéticos; barreiras de entrada
This paper studies the influence of variables on the discovery and diffusion of technologies in competitive markets. The objective was to verify whether strategic groups can be associates when using or developing conventional or innovative technology. A mathematical method of search and optimization was used, inspired in a mechanism based on genetics and on the evolution of a population of live beings. The results suggest that the interaction of innovative companies can, simultaneously, allow an improvement of the technology and create obstacles for the entrance of new competitors. Although the model is a simplification of the reality that does not allow to incorporate all the complexity of the market, it makes possible a study of corporate behaviors and of the evolution of technological strategies, mainly in situations where empirical data are difficult to be sampled or where specific cases fail to provide information that can be generalized.
Technological innovation; diffusion of technology; strategic groups; genetic algorithms; entry barriers
ARTIGOS
Análise da difusão tecnológica usando algoritmos genéticos
Analysis of diffusion of technology using genetic algorithms
Herbert Kimura; Roberto Giro Moori; Oscar Kenjiro Norimassu Asakura
Mackenzie
RESUMO
Este artigo avalia os diferentes impactos de variáveis relevantes na descoberta e na difusão de tecnologias, em mercados de alta competitividade. O objetivo foi identificar possibilidades de convívio de diferentes grupos estratégicos, associados ao uso ou à produção de tecnologias convencionais ou inovadoras. Foi utilizado um método matemático de busca e otimização, inspirado nos mecanismos da genética e na evolução de população de seres vivos. Os resultados obtidos sugerem que a interação entre empresas inovadoras pode, simultaneamente, permitir um aprimoramento da tecnologia e criar obstáculos para a entrada de novos competidores. Apesar de ser uma simplificação que não permite incorporar toda a complexidade do mercado, o modelo possibilita uma investigação dos comportamentos corporativos e de evolução de estratégias tecnológicas, principalmente em situações em que é difícil levantar dados empíricos ou em que casos específicos não permitem generalizações de evidências.
Palavras-chave: Inovação tecnológica, difusão de tecnologias, grupos estratégicos, algoritmos genéticos, barreiras de entrada.
ABSTRACT
This paper studies the influence of variables on the discovery and diffusion of technologies in competitive markets. The objective was to verify whether strategic groups can be associates when using or developing conventional or innovative technology. A mathematical method of search and optimization was used, inspired in a mechanism based on genetics and on the evolution of a population of live beings. The results suggest that the interaction of innovative companies can, simultaneously, allow an improvement of the technology and create obstacles for the entrance of new competitors. Although the model is a simplification of the reality that does not allow to incorporate all the complexity of the market, it makes possible a study of corporate behaviors and of the evolution of technological strategies, mainly in situations where empirical data are difficult to be sampled or where specific cases fail to provide information that can be generalized.
Keywords: Technological innovation, diffusion of technology, strategic groups, genetic algorithms, entry barriers.
Texto completo disponível apenas em PDF.
Full text available only in PDF format.
NOTAS
Os autores agradecem ao Ministério da Ciência e Tecnologia e ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico MCT/CNPq pelo apoio.
Nota do Editor: Este artigo foi submetido à avaliação. Por ter sido premiado como o melhor trabalho apresentado no II Encontro de Estudos de Estratégia de 2005, realizado pela Anpad (Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração), decidiu-se publicá-lo como artigo convidado.
Aprovado em 07.06.2005.
Herbert Kimura
Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutorado em Administração pela FEA-USP. Interesses de pesquisa nas áreas de estratégia e finanças. E-mail: hkimura@mackenzie.com.br Endereço: Rua da Consolação, 930, Consolação, São Paulo SP, 01302-907.
Roberto Giro Moori
Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-doutorado em Administração pela University of Bath, Inglaterra. Doutor em Engenharia de Produção pela POLI-USP. Interesses de pesquisa nas áreas de operações, logística e gestão da cadeia de suprimentos. E-mail: rgmoori@mackenzie.com.br Endereço: Rua da Consolação, 930, Consolação, São Paulo SP, 01302-907.
Oscar Kenjiro Norimassu Asakura
Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Mestre em Engenharia Elétrica pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Interesses de pesquisa nas áreas de computação evolutiva, algoritmo genético e autômatos celulares. E-mail: 1105179@mackenzie.com.br Endereço: Rua Capiberibe, 161, São Paulo SP, 04631-000.
Artigo convidado.
- ALCHIAN, A. A. Uncertainty evolution and economic theory. Journal of Political Economy, v. 58, p. 211-221, 1950.
- BARNEY, J. B; HOSKISSON, R. E. Strategic groups: untested assertions and research proposals. Management and Decision Economics, v. 11, p. 187198, 1990.
- CAVES, R.; PORTER, M. From entry barriers to mobility barriers. Quarterly Journal of Economics, v. 91, p. 241-261, 1977.
- FIEGENBAUM, A.; THOMAS, H. Strategic groups and performance: the US insurance industry, 1970-1984. Strategic Management Journal, v. 11, n. 3, p. 197-215, 1990.
- GOLDBERG, D. D. Genetic Algorithms. Reading: Addison-Wesley, 1989.
- HOWELL, R. D; FRAZIER, G. L. Business definition and performance. Journal of Marketing, v. 47, p. 59-67, 1983.
- LEE, J.; LEE, K.; RHO, S. An evolutionary perspective in strategic group emergence: a genetic algorithm-based model. Strategic Management Journal, v. 23, n. 8, p. 727-746, 2002.
- PETERAF, M.; SHANLEY, D. Getting to know you: a theory of strategic group identity. Strategic Management Journal, Summer Special Issue, v. 18, p. 165-186, 1997.
- ROGERS, E. M. Diffusion of innovations. 4th ed. New York: The Free Press, 1995.
- TEECE, D. J; PISANO, G.; SHUEN. A. Dynamic capabilities and strategic management. Strategic Management Journal, v. 18, n. 7, p. 509-533, 1997.
- TEMIM, P. Taking Your Medicine: Drug Regulations in the United States. Cambridge: Harvard University Press, 1980.
Datas de Publicação
-
Publicação nesta coleção
10 Fev 2011 -
Data do Fascículo
Set 2005
Histórico
-
Aceito
07 Jun 2005