Acessibilidade / Reportar erro

Dimensões culturais do marketing: teoria antropológica, etnografia e comportamento do consumidor

Resumos

O presente artigo pretende discutir a utilização da abordagem antropológica sobre o consumo e, em especial, do método etnográfico na área acadêmica de Marketing. Inicialmente serão comentados alguns textos clássicos no campo da antropologia do consumo, a fim de ressaltar a especificidade da contribuição dessa disciplina aos estudos sobre o consumo: a percepção de que esse fenômeno é, antes de tudo, simbólico e coletivo. Em seguida, são analisados os modos de utilização da etnografia nos estudos publicados em revistas acadêmicas de Marketing e na produção acadêmica de um instituto de pesquisa e ensino no Brasil. A reflexão antropológica encontrada nos estudos aqui comentados serve, em seu conjunto, para abrir novas perspectivas intelectuais, promovendo um debate crítico em relação ao viés positivista e reducionista presente no campo de investigações sobre o consumidor na área de Marketing.

Antropologia; consumo; cultura; etnografia; comportamento do consumidor


The present article intends to discuss the use of the anthropological approach of the consumption and especially, the ethnographic method, in the academic area of Marketing. Initially, some classic texts in the field of Anthropology of Consumption will be commented, in order to emphasize the specificity of the contribution of that discipline to the studies about consumption - the perception that this phenomenon is, first of all, symbolic and collective. Then, we analyze the manners by which ethnography was used in the studies published in journals of Marketing and in the academic production of a research and teaching institute in Brazil. The anthropological reflection found in the studies commented here serves, as a whole, to open new intellectual prospects, promoting a critical debate concerning the positivistic and reductionistic inclination present in the field of investigations about the consumer in the area of Marketing.

Anthropology; consumption; culture; ethnography; consumer behavior


FÓRUM

Dimensões culturais do marketing: teoria antropológica, etnografia e comportamento do consumidor

Everardo RochaI; Carla BarrosII

IPUC-Rio e Coppead/UFRJ

IIESPM-RJ, PUC-Rio e Coppead/UFRJ

RESUMO

O presente artigo pretende discutir a utilização da abordagem antropológica sobre o consumo e, em especial, do método etnográfico na área acadêmica de Marketing. Inicialmente serão comentados alguns textos clássicos no campo da antropologia do consumo, a fim de ressaltar a especificidade da contribuição dessa disciplina aos estudos sobre o consumo: a percepção de que esse fenômeno é, antes de tudo, simbólico e coletivo. Em seguida, são analisados os modos de utilização da etnografia nos estudos publicados em revistas acadêmicas de Marketing e na produção acadêmica de um instituto de pesquisa e ensino no Brasil. A reflexão antropológica encontrada nos estudos aqui comentados serve, em seu conjunto, para abrir novas perspectivas intelectuais, promovendo um debate crítico em relação ao viés positivista e reducionista presente no campo de investigações sobre o consumidor na área de Marketing.

Palavras-chave: Antropologia, consumo, cultura, etnografia, comportamento do consumidor.

ABSTRACT

The present article intends to discuss the use of the anthropological approach of the consumption and especially, the ethnographic method, in the academic area of Marketing. Initially, some classic texts in the field of Anthropology of Consumption will be commented, in order to emphasize the specificity of the contribution of that discipline to the studies about consumption - the perception that this phenomenon is, first of all, symbolic and collective. Then, we analyze the manners by which ethnography was used in the studies published in journals of Marketing and in the academic production of a research and teaching institute in Brazil. The anthropological reflection found in the studies commented here serves, as a whole, to open new intellectual prospects, promoting a critical debate concerning the positivistic and reductionistic inclination present in the field of investigations about the consumer in the area of Marketing.

Keywords: Anthropology, consumption, culture, ethnography, consumer behavior.

Texto completo disponível apenas em PDF.

Full text available only in PDF format.

Artigo recebido em 15.04.2005.

Aprovado em 11.07.2006.

Everardo Rocha

Professor Associado do departamento de Comunicação Social pela PUC-Rio e Professor Colaborador do COPPEAD/UFRJ. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional da UFRJ. Interesses de pesquisa nas áreas de antropologia do consumo. E-mail: everardo@pobox.com Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22453-900.

Carla Barros

Professora da ESPM-RJ e PUC-Rio. Doutoranda em Administração de Empresas pelo COPPEAD/UFRJ. Interesses de pesquisa nas áreas de antropologia do consumo e marketing. E-mail: carlapbarros@gmail.com Endereço: Rua Marquês de São Vicente, 225, Gávea, Rio de Janeiro – RJ, 22453-900.

  • BALLVÉ, F. A criança e a experiência do consumo Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2000.
  • BARROS, C. Marketing e etnografia: um levantamento em journals dos anos 80 e 90. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 26., Salvador. Anais Salvador: Enanpad, 2002.
  • BELLIA, L. O consumo dos moradores da Barra da Tijuca Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2000.
  • BLAJBERG, C. Em busca de uma identidade Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2001.
  • CAMPBELL, C. The Romantic Ethic and the Spirit of Modern Consumerism Oxford: Blackwell Publishers, 1987.
  • CARVALHO, C. A. Simbologia de objetos decorativos Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 1997.
  • CELSI, R.; ROSE, R.; LEIGH, T. An exploration of high risk leisure consumption through skydiving. Journal of Consumer Research, v. 20, n. 1, p. 1-23, Jun. 1993.
  • CLIFFORD, J. A experiência etnográfica: antropologia e literatura no século XX. Rio de Janeiro: Ed. UFRJ, 1998.
  • DAMATTA, R. A casa e a rua São Paulo: Brasiliense, 1985.
  • D'ANGELO, A. Cultura e consumo: apanhado teórico e reflexões para o ensino e a pesquisa de Marketing e Administração. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓSGRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 27., 2003, Atibaia. Anais Atibaia: Enanpad, 2003.
  • DOUGLAS, M; ISHERWOOD, B. The World of Goods Middlesex: Penguin, 1978.
  • DUMONT, L. Homo hierarchicus Paris: Gallimard, 1972.
  • DURKHEIM, É. Representações individuais e representações coletivas In: Sociologia e filosofia Rio de Janeiro: Forense, 1970.
  • ELLIOTT, R.; JANKEL-ELLIOTT, N. Using ethnography is strategic consumer research. Qualitative Market Research; v. 6, n. 4, p. 215-223, 2003.
  • FALK, P; CAMPBELL, C. The Shopping Experience London: Sage, 1997.
  • FERREIRA, M. L. Reconstruindo a identidade Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • GEERTZ, C. A interpretação das culturas Rio de Janeiro: Zahar, 1978.
  • GEERTZ, C. O saber local: novos ensaios em antropologia interpretativa. Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
  • GRAZIA, V.; FURLOUGH, E. The Sex of Things California: University of California Press, 1996.
  • KOZINETS, R. Utopian enterprise. Journal of Consumer Research, v. 28, n. 1, p. 67-88, Jun. 2001.
  • KUBOTA, L. C. Consumo e ciclo de vida Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 1999.
  • LABOURTHE-TOLRA, P.; WARNIER, J. P. Etnologia-antropologia Petrópolis, RJ: Vozes, 1997.
  • MALINOWSKI, B. Argonautas do Pacífico ocidental São Paulo: Abril Cultural, 1984.
  • MARTINEZ, C. Os paradoxos do consumo Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • MAUSS, M. Ensaio sobre a dádiva: forma e razão da troca nas sociedades arcaicas. In: MAUSS, M. Sociologia e antropologia São Paulo: EPU, 1974.
  • MCCRACKEN, G. Culture and consumption Indiana: Indiana University Press, 1988.
  • MCGRATH, M. An ethnography of a gift store. Journal of Retailing, v. 65, n. 4, p. 421-449, Winter 1989.
  • MILLER, D. The poverty of morality. Journal of Consumer Culture, v. 1, n. 2, p. 225-243, 2001.
  • OSWALD, L. Culture swapping: consumption and ethnogenesis of middle-class Haitian immigrants. Journal of Consumer Research, v. 25, n. 4, p. 303-318, Mar. 1999.
  • OUCHI, C. O global e o local na construção da identidade Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2000.
  • PEIRANO, M. A favor da etnografia Rio de Janeiro: Relume-Dumará, 1995.
  • ROCHA, E. Magia e capitalismo São Paulo: Brasiliense, 1985.
  • ROCHA, E. A sociedade do sonho Rio de Janeiro: Mauad, 1995.
  • ROCHA, E. et al. Cultura e consumo: um roteiro de estudos e pesquisas. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 23., Foz do Iguaçu. Anais Foz do Iguaçu: Enanpad, 1999.
  • ROSSI, C. A. V.; HOR-MEYLL, L. F. Explorando novas trilhas na pesquisa do consumidor. In: ENCONTRO NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISA EM ADMINISTRAÇÃO, 25., Campinas. Anais Campinas: Enanpad, 2001.
  • SAHLINS, M. Cultura e razão prática Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
  • SCHOUTEN, J. Selves in transition: symbolic consumption in personal. Rites of passage and identity reconstruction. Journal of Consumer Research, v. 17, n. 4, p. 412-425, 1991.
  • SCHOUTEN, J.; MCALEXANDER, J. Subcultures of consumption. Journal of Consumer Research, v. 22, n. 1, p. 43-61, Jun. 1995.
  • SHERRY JR., J. Observations on Marketing and Consumption: An Anthropological Note. Provo, UT: Advances in Consumer Research, 1989. p. 555-556.
  • SHERRY JR., J. Contemporary Marketing and Consumer Behavior London: Sage, 1995
  • SILVEIRA, T. Luxo, moda e marca Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • SOARES, J. A singularidade invisível Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • VEBLEN, T. A teoria da classe ociosa São Paulo: Pioneira, 1965.
  • VELLIQUETTE, A.; MURRAY, J.; CREYER, E. The tattoo renaissance: an ethnographic account of symbolic consumer behavior. Advances in Consumer Research, 1998.
  • WALLENDORF, M.; ARNOULD, E. We gather together. Journal of Consumer Research, v. 18, n. 1, p. 13-31,. 1991.
  • WALTHER, L. Imagem, luxo e dilema Dissertação de Mestrado. Rio de Janeiro: Coppead/UFRJ, 2002.
  • WHYTE, W. F. Sociedade de esquina Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2005.

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    03 Fev 2011
  • Data do Fascículo
    Dez 2006

Histórico

  • Recebido
    15 Abr 2005
  • Aceito
    11 Jul 2006
Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br