Acessibilidade / Reportar erro

A interação entre sistemas de informação e o trabalho no setor bancário Brasileiro

Este artigo apresenta os resultados de uma pesquisa com o objetivo de entender em que condições se dá a interação entre o trabalho e três sistemas de informação (SIs) específicos usados no setor bancário brasileiro. Buscamos compreender como os sistemas são redesenhados nas práticas do trabalho e como o trabalho é modificado pela inserção dos novos sistemas. A coleta de dados foi baseada em 46 entrevistas semi-estruturadas e na análise de documentos referentes aos sistemas. Buscamos identificar o que subjaz às práticas que modificam os sistemas e ao trabalho. A análise dos dados revelou uma estrutura de arranjo operacional: uma combinação de diferentes práticas, que assegura que a interação entre os agentes e o sistema aconteça. Encontramos uma estrutura de conversão recíproca, gerada pela tecnicização dos agentes e pela humanização dos sistemas. É neste ajustamento continuado entre o trabalho e os sistemas que a tecnologia se adequa ao contexto e que as pessoas se tornam mais bem preparadas para lidar com a tecnologia.

Interação entre trabalho e sistemas de informação; bancos; estrutura de conversão recíproca; humanização de sistemas; tecnicização do trabalho


Fundação Getulio Vargas, Escola de Administração de Empresas de S.Paulo Av 9 de Julho, 2029, 01313-902 S. Paulo - SP Brasil, Tel.: (55 11) 3799-7999, Fax: (55 11) 3799-7871 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: rae@fgv.br