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Redes sociais, valores e competências: simulação de conexões

Resumos

Este artigo tem por objetivo desenvolver um algoritmo para representar a dinâmica das interações que conduzem à formação de conexões entre indivíduos dentro de uma organização. Por meio de um procedimento de simulação computacional, utiliza-se um critério matemático para a definição da opinião de um indivíduo sobre outro. O intuito é identificar como diferentes características, em especial o consenso sobre as competências de um indivíduo e o peso atribuído aos valores pessoais, influem na estrutura das redes sociais. Os resultados do modelo mostram que, quando o consenso é alto, a rede é mais densa, conduzindo a relacionamentos mais complexos dentro da organização, podendo implicar sinergias e até mesmo inércia. De modo contrário, quando o consenso é baixo, conflitos em pequenos grupos podem constituir barreiras para a comunicação entre os indivíduos.

Redes sociais; difusão de opinião; competências e valores; modelo matemático de redes; simulação computacional


This article intends to develop an algorithm that represents the dynamics of the interactions that lead to the establishment of ties between individuals within a group. Through a procedure involving a computer simulation, a mathematical criterion for the scoring of opinions related to an individual is defined, in order to identify how different characteristics, in special the consensus on the skills of an individual and the weight attributed to personal values, influence the structure of social networks. Results show that, when consensus on skills is high, the network has more density, leading to more complex relationships within the organization, and eventually implying synergies and even inertia. Conversely, when the consensus is low, conflicts in small groups might be communication barriers among individuals.

Social networks; diffusion of opinion; skills and values; mathematical model of networks; computer simulation


FÓRUM

Redes sociais, valores e competências: simulação de conexões

Herbert Kimura; Maria Luisa Mendes Teixeira; Arilda Schmidt Godoy

Universidade Presbiteriana Mackenzie

RESUMO

Este artigo tem por objetivo desenvolver um algoritmo para representar a dinâmica das interações que conduzem à formação de conexões entre indivíduos dentro de uma organização. Por meio de um procedimento de simulação computacional, utiliza-se um critério matemático para a definição da opinião de um indivíduo sobre outro. O intuito é identificar como diferentes características, em especial o consenso sobre as competências de um indivíduo e o peso atribuído aos valores pessoais, influem na estrutura das redes sociais. Os resultados do modelo mostram que, quando o consenso é alto, a rede é mais densa, conduzindo a relacionamentos mais complexos dentro da organização, podendo implicar sinergias e até mesmo inércia. De modo contrário, quando o consenso é baixo, conflitos em pequenos grupos podem constituir barreiras para a comunicação entre os indivíduos.

Palavras-chave: Redes sociais, difusão de opinião, competências e valores, modelo matemático de redes, simulação computacional.

ABSTRACT

This article intends to develop an algorithm that represents the dynamics of the interactions that lead to the establishment of ties between individuals within a group. Through a procedure involving a computer simulation, a mathematical criterion for the scoring of opinions related to an individual is defined, in order to identify how different characteristics, in special the consensus on the skills of an individual and the weight attributed to personal values, influence the structure of social networks. Results show that, when consensus on skills is high, the network has more density, leading to more complex relationships within the organization, and eventually implying synergies and even inertia. Conversely, when the consensus is low, conflicts in small groups might be communication barriers among individuals.

Keywords: Social networks, diffusion of opinion, skills and values, mathematical model of networks, computer simulation.

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Artigo recebido em 20.12.2004.

Aprovado em 27.04.2006.

Herbert Kimura

Professor da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutor em Administração pela USP. Interesses de pesquisa nas áreas de Derivativos, Criação de Valor, Finanças Comportamentais e Finanças Corporativas. E-mail: hkimura@mackenzie.com.br Endereço: Rua da Consolação, 896, 7º andar, sala 76, Consolação, São Paulo – SP, 01302-907.

Maria Luisa Mendes Teixeira

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Administração pela USP. Interesses de pesquisa nas áreas de Gestão Baseada em Valores, Valores e Mudança Organizacional, Axiomas Sociais e Organizações. E-mail: mallu@mackenzie.com.br Endereço: Rua da Consolação, 896, 7º andar, sala 76, Consolação, São Paulo – SP, 01302-907.

Arilda Schmidt Godoy

Professora da Universidade Presbiteriana Mackenzie. Doutora em Educação pela USP. Interesses de pesquisa nas áreas de Aprendizagem Individual, Aprendizagem nas Organizações, Desenvolvimento de Competências. E-mail: arilda@mackenzie.com.br Endereço: Rua da Consolação, 896, 7º andar, sala 76, Consolação, São Paulo – SP, 01302-907.

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Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    01 Ago 2011
  • Data do Fascículo
    Set 2006

Histórico

  • Aceito
    27 Abr 2006
  • Recebido
    20 Dez 2004
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