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Revista de Administração de Empresas, Volume: 52, Número: 4, Publicado: 2012
  • Editorial

    Diniz, Eduardo
  • Estudos de caso como opção de pesquisa empírica em operações Fórum

    Csillag, João Mário; Martins, Ricardo; Primo, Marcos André Mendes
  • Redes de empresas e seus efeitos sobre o turismo Fórum

    Flecha, Angela Cabral; Silva, Alcides Volpato Castro e; Fusco, José Paulo Alves; Bernardes, Américo Tristão

    Resumo em Português:

    O presente artigo tem como objetivo propor um modelo de alinhamento competitivo para a rede de atores do turismo, visando aumentar sua coesão e facilitar a busca de objetivos comuns. Tal proposta foi definida com base na expertise dos autores na análise de redes de turismo, aliada a resultados obtidos na pesquisa em Ouro Preto (MG). Dessa forma, foi possível perceber o peso dos atores envolvidos em função dos critérios de escolha utilizados pelos visitantes para configurar seu caminho dentro da região turística analisada e, assim, reforçar os relacionamentos existentes.

    Resumo em Espanhol:

    El presente artículo tiene como objetivo proponer un modelo de alineamiento competitivo para la red de actores del turismo, para aumentar su cohesión y facilitar la busca de objetivos comunes. Tal propuesta fue definida con base en la expertise de los autores en el análisis de redes de turismo, aliada a los resultados obtenidos en la investigación en Ouro Preto (MG). De esa manera fue posible percibir el peso de los actores involucrados en función de los criterios de elección utilizados por los visitantes para configurar su camino dentro de la región turística analizada y, así, reforzar las relaciones existentes.

    Resumo em Inglês:

    The relationships between firms, to be successful, demand high levels of transparency, information and physical flows of goods and services, in order to provide free access for all people involved in doing business together. The same can be said regarding flow of money resources and talents needed by the processes and operations performed by the network. Thus, the main idea involves reaching balance conditions in terms of sharing the results obtained by all participants, considering their objectives and goals, to keep the network form of organisation as being an adequate strategy. This proposal was defined from the authors' expertise in analysis of tourism networks, together with results obtained on research in Ouro Preto. Thus it was possible to realize the weight of the players involved depending on the selection criteria used by visitors to configure their way into of the tourist region analyzed and thereby strengthen existing relationships.
  • Recursos, controle e autonomia na gestão internacional de serviços de uma empresa de TI e subsidiárias Fórum

    Scumparim, Daniel; Sacomano Neto, Mário

    Resumo em Português:

    Este estudo analisa as características da Gestão de Serviços Globalmente Integrada (GSGI) de uma multinacional de tecnologia de informação e subsidiárias. O estudo também explora: 1) como a matriz gerencia os recursos e lida com o paradoxo do controle e autonomia das subsidiárias e 2) algumas diferenças entre a GSGI e outros modelos de gestão internacionais: exportação de serviços, multinacionais e transnacionais. Para realizar a pesquisa, foi acompanhada a implantação da GSGI na matriz e subsidiária de uma empresa do setor de tecnologia da informação. A metodologia da pesquisa é qualitativa, descritiva e exploratória, realizada por meio de um estudo de caso na matriz e subsidiária. A coleta de dados foi por meio de entrevistas realizada com 25 executivos da matriz americana e da subsidiária brasileira. Os resultados revelam que a adoção da GSGI gera um relativo aproveitamento dos recursos, estimulando competências locais, e ainda combina mecanismos de controle da matriz com a autonomia e independência das subsidiárias.

    Resumo em Espanhol:

    Este estudio analiza las características de la Gestión de Servicios Globalmente Integrada (GSGI) de una multinacional de tecnología de la información y sus subsidiarias. El estudio también explora: 1) cómo la matriz gerencia los recursos y enfrenta la paradoja del control y autonomía de las subsidiarias y 2) algunas diferencias entre la GSGI y otros modelos de gestión internacionales: exportación de servicios, multinacionales y transnacionales. Para realizar la investigación, se realizó el seguimiento de la implantación de la GSGI en la matriz y subsidiaria de una empresa del sector de tecnología de la información. La metodología de la investigación es cualitativa, descriptiva y exploratoria, realizada por medio de un estudio de caso en la matriz y subsidiaria. La recolección de datos se hizo por medio de entrevistas con 25 ejecutivos de la matriz estadounidense y de la subsidiaria brasileña. Los resultados revelan que la adopción de la GSGI genera un relativo aprovechamiento de los recursos, estimulando competencias locales y, todavía, combina mecanismos de control de la matriz con la autonomía e independencia de las subsidiarias.

    Resumo em Inglês:

    This study analyzes the characteristics of the Globally Integrated Management Services (GIMS) of a multinational Information Technology and subsidiaries. The study also explores: 1) how the matrix manages resources and deals with the paradox of control and autonomy of the subsidiaries and 2) some differences of the Globally Integrated Management Services (GIMS) the other models of international management: export of services, multinational and transnational. To conduct this research was accompanied GIMS in the deployment of a parent and subsidiary company. The research methodology is qualitative, descriptive and exploratory study, conducted through a case study in parent and subsidiary. Data collection was conducted through interviews with 25 executives of American parent and subsidiary in Brazil. The results show that the adoption of GIMS model generates a relatively utilization of the resources, competencies stimulating local and combines power and control mechanisms of action given matrix with autonomy and independence of the subsidiaries.
  • Competitividade das nações: análise da métrica utilizada pelo World Economic Forum Fórum

    Carvalho, Luciano Castro de; Di Serio, Luiz Carlos; Vasconcellos, Marcos Augusto de

    Resumo em Português:

    A competitividade das nações é assunto relevante aos tomadores de decisão quando se trata da escolha do país que poderá render melhores resultados aos investimentos. Nessa linha, busca-se analisar a métrica de competitividade dos países utilizando conceitos da estatística multivariada, a fim de simplificar e evitar resultados dúbios quanto ao tema. Para isso, utilizaram-se as bases de dados de 2010 publicadas pelo World Economic Forum (WEF), que utiliza 12 pilares para estabelecer a condição competitiva de 133 países. Verificou-se que a métrica utilizada pelo WEF é redundante, já que utiliza pilares que representam o mesmo constructo. Verificou-se, ainda, que a prontidão tecnológica explica a competitividade do país em 86,5% e que a combinação entre estabilidade macroeconômica, qualidade do ensino superior e sofisticação dos negócios eleva esse percentual para 95,7%.

    Resumo em Espanhol:

    La competitividad de las naciones es un asunto relevante para los tomadores de decisión cuando se trata de la elección del país que podrá rendir mejores resultados para las inversiones. En esa línea, se busca analizar la métrica de competitividad de los países utilizando conceptos de la estadística multivariada, a fin de simplificar y evitar resultados dudosos respecto al tema. Para eso, se utilizaron las bases de datos de 2010 publicadas por el World Economic Forum (WEF), que utiliza 12 pilares para establecer la condición competitiva de 133 países. Se verificó que la métrica utilizada por el WEF es redundante, ya que utiliza pilares que representan el mismo constructo. También se verificó que la prontitud tecnológica explica la competitividad del país en 86,5% y que la combinación entre estabilidad macroeconómica, calidad de la enseñanza superior y sofisticación de los negocios eleva ese porcentual a 95,7%.

    Resumo em Inglês:

    The competitiveness of nations is a relevant matter to decision makers when it comes to choose the country which may yield better results on investment. In this trend, this study seeks to analyze the metrics of competitiveness of countries using multivariate statistical concepts in order to simplify and avoid mixed results on the subject. With such a purpose, we used the databases published by the World Economic Forum (WEF) in 2010, which uses twelve pillars to establish the competitive position of 133 countries. It was found that the metric used by the WEF is redundant since it relies on pillars that represent the same construct. It was found that Technology Readiness explains the country's competitiveness in 86.5% and that the combination of Macroeconomic Stability, Quality of Higher Education and Business Sophistication rises this percentage to 95.7%.
  • Análise hedônica de celulares vendidos com plano de serviço pós-pago no Brasil Articles

    Santi, Rodrigo de; Lucinda, Cláudio R.

    Resumo em Português:

    O objetivo deste artigo é analisar os determinantes dos preços dos aparelhos celulares vendidos com planos de serviço, usando a metodologia de preços hedônicos. Neste sentido, foi construída uma base de dados compreendendo 48 modelos de aparelhos, em nove categorias de planos de serviço, durante 53 semanas em 2008, com 27 atributos diferentes totalizando quase 300,000 registros de dados. Os resultados indicam que o valor da assinatura mensal e dos minutos de chamadas são importantes para explicar os preços do aparelho. Além do mais tanto o volume físico quanto o número de megapixels de uma câmera possuem efeitos sobre os preços. Quanto maior o aparelho, mais barato ele é, e quantos mais megapixels a câmera possui, mais caro o aparelho se torna. Outra verificação encontrada é que em 2008 as operadoras brasileiras subsidiaram celulares habilitados com conexão de dados.

    Resumo em Espanhol:

    El objetivo de este artículo es analizar los determinantes de los precios de los aparatos celulares vendidos con planes de servicio, usando la metodología de precios hedónicos. Con esa finalidad, fue construida una base de datos que comprende 48 modelos de aparatos, en nueve categorías de planes de servicio, durante 53 semanas en 2008, con 27 atributos diferentes que totalizan casi 300.000 registros de datos. Los resultados indican que el valor de la suscripción mensual y de los minutos de llamadas es importante para explicar los precios del aparato. Además, tanto el volumen físico como el número de megapixels de una cámara tienen efecto sobre los precios. Cuanto mayor el aparato, más barato es, y cuantos más megapixels la cámara posee, más caro es el aparato. Otra verificación es que en 2008 las operadoras brasileñas subsidiaron celulares habilitados con conexión de datos.

    Resumo em Inglês:

    The aim of this paper is to analyze the determining factors for the pricing of handsets sold with service plans, using the hedonic price method. This was undertaken by building a database comprising 48 handset models, under nine different service plans, over a period of 53 weeks in 2008, and resulted in 27 different attributes and a total number of nearly 300,000 data registers. The results suggest that the value of monthly subscriptions and calling minutes are important to explain the prices of handsets. Furthermore, both the physical volume and number of megapixels of a camera had an effect on the prices. The bigger the handset, the cheaper it becomes, and the more megapixels a camera phone has, the more expensive it becomes. Additionally, it was found that in 2008 Brazilian phone companies were subsidizing enabled data connection handsets.
  • Dividendos e efeito clientela: evidências no mercado brasileiro Artigos

    Holanda, Allan Pinheiro; Coelho, Antonio Carlos Dias

    Resumo em Português:

    Investigou-se se características externas à operação da empresa, representativas de efeito clientela, diferenciam marginalmente a política de dividendos de firmas listadas na BM&FBovespa, em uma amostra de 410 firmas (2.339 empresas/ano), no período de 1998 a 2010. Utilizaram-se regressão logística e regressão Tobit para os testes da hipótese, a qual propugna que existe associação estatisticamente significante entre a decisão de declarar dividendos - e seu montante - e o efeito clientela, que não pôde ser rejeitada de maneira conclusiva. Pôde-se inferir que a política de dividendos de firmas brasileiras confirma, de modo parcial, a proposição de Miller e Modigliani (1961) acerca de o efeito clientela influenciar a decisão de dividendos das firmas; o impacto do efeito clientela, ademais, é devido a questões associadas a governança corporativa e a mecanismos de financiamento predominantes no mercado financeiro brasileiro.

    Resumo em Espanhol:

    Se investigó si características externas a la operación de la empresa, representativas de efecto clientela, diferencian marginalmente la política de dividendos de empresas listadas en la BM&FBovespa, en una muestra de 410 empresas (2.339 empresas/año), en el período de 1998 a 2010. Se utilizaron regresión logística y regresión Tobit para los tests de la hipótesis que propone que existe asociación estadísticamente significativa entre la decisión de declarar dividendos -y su monto- y el efecto clientela, que no puede ser rechazada de manera conclusiva. Se puede inferir que la política de dividendos de empresas brasileñas confirma, de modo parcial, la proposición de Miller y Modigliani (1961) acerca de que el efecto clientela influencia la decisión de dividendos de las empresas; el impacto del efecto clientela se debe, además, a cuestiones asociadas a gobierno corporativo y a mecanismos de financiación predominantes en el mercado financiero brasileño.

    Resumo em Inglês:

    We investigated whether characteristics other than corporate operation, a proxy for clientele effect, marginally differentiated the dividend policies of 401 firms (2339 firm/years) traded on BM&Fbovespa in the period 1998-2010. A statistically significant association between the decision to declare dividends (and amounts) and the clientele effect was hypothesized. Following testing with logistic and TOBIT regressions, the hypothesis could not be conclusivelyrejected. The dividend policies of Brazilian firms to some extent support Miller and Modigliani's (1961) proposition concerning the clientele effect and dividend decision. The impact of the latter is probably due to corporate governance issues and related to predominant mechanisms of financing in the Brazilian financial market.
  • Fraudes corporativas Pensata

    Costa, Ana Paula Paulino da; Wood Jr., Thomaz
  • Luxo para quem?: o mercado de luxo no Brasil Resenha

    Medeiros, Juliana
  • Marketing de experiência Indicações Bibliográficas

    Savastano, Martha
  • Economia comportamental e contabilidade mental Indicações Bibliográficas

    Miotto, Ana Paula
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