RESUMO
Objetivo:
O objetivo desta pesquisa é analisar, no setor público, como o desempenho das equipes é influenciado pelos estilos de liderança, confrontando a perspectiva dos líderes com a dos liderados.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
A principal contribuição deste estudo é comparar as perspectivas dos líderes e dos liderados, relacionando o nível de desempenho das equipes de trabalho com o estilo de liderança no setor público. Esta pesquisa oferece dados empíricos que podem auxiliar os gestores no desenvolvimento de políticas e práticas de gestão de pessoas voltadas para o desenvolvimento de lideranças e redução da lacuna entre líderes e liderados.
Principais aspectos metodológicos:
Realizou-se uma pesquisa com 315 servidores do poder executivo do estado de Minas Gerais. Foram aplicados questionários padronizados baseados em instrumentos amplamente testados.
Síntese dos principais resultados:
Os resultados indicam que, para os líderes, o estilo de liderança transformacional é responsável pelo elevado desempenho das equipes, confirmando a literatura sobre liderança. Na perspectiva dos liderados, o alto desempenho é resultante da liderança transacional, isto é, o líder negociador é preferido ao líder motivador. Finalmente, foi possível identificar ainda que os níveis de desempenho medidos pelo governo são superestimados quando confrontados com a medição realizada pelos pesquisadores.
Principais considerações/conclusões:
A dinâmica de gestão de pessoas por resultado na administração pública reforça comportamentos que exigem líderes transacionais para garantir o desempenho das equipes, contrariando a teoria sobre estilos de liderança e desempenho. No entanto, quando o gestor é promovido, as características transformacionais parecem ser mais indicadas para melhorar o desempenho das equipes de gestores.
PALAVRAS-CHAVE
Liderança; Estilos de liderança; Desempenho; Desempenho de equipes; Gestão de pessoas