Acessibilidade / Reportar erro

RAZÕES DE PERMANÊNCIA E SAÍDA DE PROFISSIONAIS DE ORGANIZAÇÕES DE TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO1 1 Esta pesquisa teve apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) (Processo nº 428712/2018-5).

RESUMO

Objetivo:

Este estudo descreve as razões de permanência e de potencial saída voluntária de profissionais de organizações de tecnologia da informação (TI) de Santa Catarina.

Originalidade/valor:

Organizações de TI têm vivenciado desafios para reter profissionais. Diante dessa realidade, este estudo contribui para a literatura sobre o tema ao apresentar a percepção de profissionais sobre as suas razões para permanecerem nessas organizações ou saírem voluntariamente delas.

Design/metodologia/abordagem:

Quatrocentos e quarenta trabalhadores de empresas privadas de TI responderam livremente a duas perguntas abertas em um questionário on-line (survey): “Por que você permanece trabalhando nesta empresa?” e “Por que você poderia deixar esta em - presa no futuro?”. As respostas, coletadas no segundo semestre de 2016, foram codificadas indutivamente e depois agregadas em categorias.

Resultados:

Os resultados indicam que os profissionais permanecem nas organizações pesquisadas prioritariamente devido a razões ocupacionais (satisfação no trabalho, comprometimento organizacional, condições de trabalho adequadas e percepção de crescimento profissional), organizacionais (práticas de gestão adequadas) e ambientais (percepção de que não há melhores alternativas de trabalho). Os profissionais pesquisados deixariam as organizações em que trabalham também prioritariamente por razões ocupacionais (ausência de satisfação no trabalho e de oportunidades para crescimento profissional, falta de perspectivas de valorização e por melhores condições de trabalho), bem como por razões organizacionais (práticas de gestão inadequadas), ambientais (melhores alternativas de trabalho) e individuais (planejamento de carreira). A partir da análise desses resultados, é apresentada uma agenda para pesquisas futuras sobre o tema investigado.

PALAVRAS-CHAVE:
Permanência nas organizações; Saída das organizações; Retenção; Intenções; Empresas de tecnologia

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br