RESUMO
Objetivo:
Compreender como o usuário, o prestador/fornecedor e o tomador de decisão interagem no processo inovativo, bem como identificar como se dá a ocorrência da coprodução.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
Há indícios de que a inovação deriva, dentre outros fatores, de elementos que caracterizam a coprodução. Estudos envolvendo coprodução de inovação são escassos. O presente trabalho contribui para o aumento do conhecimento teórico no campo da inovação em hospitais, principalmente no que se refere à coprodução de inovação.
Principais aspectos metodológicos:
É um estudo qualitativo com estratégia de estudo de caso. Levantamento de dados por meio de entrevistas e pesquisa documental. Análise dos dados por meio da técnica de análise de conteúdo.
Síntese dos principais resultados:
A lógica de desenvolvimento de produtos ainda é aplicada no desenvolvimento de soluções tecnológicas para o hospital, na contramão da lógica de serviços que pressupõe a interação do cliente com o fornecedor. Os resultados também sugerem a possibilidade de relacionamento entre capacidade de inovação e ocorrência da inovação, apontando a necessidade de se testar esse relacionamento em trabalhos futuros.
Principais considerações/conclusões:
É necessário compreender e investigar os mecanismos que propiciam a interação dos usuários, da concepção à implementação da inovação. Também é importante investigar se os elementos que caracterizam a coprodução são relevantes para explicar a inovação em hospitais, pois foram identificados elementos relacionados ao conceito de capacidade de inovação que merecem ser mais bem compreendidos, inclusive em contextos de hospitais públicos e privados.
PALAVRAS-CHAVE
Inovação; Interação; Coprodução; Hospital; Prontuário eletrônico