Acessibilidade / Reportar erro

CAPACIDADE ABSORTIVA, INOVAÇÃO E FONTES EXTERNAS DE CONHECIMENTO: O SETOR ELÉTRICO BRASILEIRO1 1 Agradecemos o apoio recebido do Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico (CNPq), da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) e da Companhia Enérgica de Minas Gerais (Cemig).

RESUMO

Objetivo:

Este artigo discute a relação entre capacidade absortiva, fontes externas de conhecimento e inovação no contexto do setor elétrico. Essa discussão guia-se pelo debate teórico sobre as dimensões da capacidade absortiva. Testou-se o construto da capacidade absortiva de Zahra e George (2002), identificando se suas dimensões encontravam suporte na realidade. Consideraram-se também as influências das fontes externas de conhecimentos científico e industrial.

Originalidade/valor:

O construto de Zahra e George (2002) iniciou o debate sobre as dimensões da capacidade absortiva e se disseminou na literatura. Entretanto, tal modelo tem sido pouco testado, permanecendo o gap de pesquisa relativo à validação do construto. Esta pesquisa contribuiu para diminuir esse gap, testando o construto de Zahra e George no contexto de uma empresa brasileira.

Design/metodologia/abordagem:

A metodologia da pesquisa foi quantitativa, em que se aplicou um questionário a um universo de 402 empresas industriais. Utilizaram-se técnicas estatísticas multivariadas com o modelo estrutural testado pelo Partial Least Squares (PLS).

Resultados:

O construto de Zahra e George (2002) foi respaldado, assim como as relações dos tipos das fontes de conhecimentos relacionadas. Concluiu-se que a capacidade absortiva é contingente aos tipos de conhecimento externo.

PALAVRAS-CHAVE:
Capacidade absortiva; Inovação; Fontes externas de conhecimento; Conhecimentos científico e industrial; Setor elétrico.

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br