Acessibilidade / Reportar erro

A RELAÇÃO ENTRE AS DESPESAS COM P&D E O RETORNO ANORMAL DAS EMPRESAS BRASILEIRAS

RESUMO

Objetivo:

O estudo tem como objetivo analisar a relação entre o retorno anormal e as despesas com P&D em empresas listadas brasileiras.

Originalidade/valor:

Os determinantes do retorno anormal das empresas fornecem informações relevantes para a tomada de decisões dos investidores. Nesse contexto, foi analisado se a inovação, mensurada pelas despesas com P&D, pode ser um fator-chave para o retorno anormal das empresas brasileiras.

Design/metodologia/abordagem:

Foram analisadas as empresas brasileiras de capital aberto, de 2009 a 2016, em uma amostra composta por 1.597 observações, por meio de análise de regressão com dados em painel. As informações sobre despesas com P&D foram coletadas nas notas explicativas. Se a empresa mencionou apenas as despesas com P&D e não divulgou o valor gasto na Demonstração do Resultado do Exercício, considerou-se que a empresa não investiu no período e o valor zero foi atribuído. Destaca-se que somente 44 empresas da amostra mencionaram as despesas com P&D em suas notas explicativas e/ou declararam que investiram em P&D, sinalizando a importância de melhores práticas de divulgação desses investimentos.

Resultados:

Os resultados evidenciam uma relação negativa e estatisticamente significativa entre a inovação e o retorno anormal. Ou seja, um investimento corrente por meio de despesas com P&D leva a um menor retorno anormal corrente. Isso poderia estar ligado ao fato de que as despesas com P&D tendem a produzir retornos apenas em períodos mais longos, exigindo um tempo maior para recuperar esses investimentos, devido às características complexas relacionadas à mensuração contábil das despesas com P&D. Consequentemente, o retorno anormal só poderia ser percebido em períodos subsequentes.

PALAVRAS-CHAVE:
Retorno anormal; Ativos intangíveis; Inovação; Despesas com P&D; Mercado financeiro brasileiro

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br