Acessibilidade / Reportar erro

A CONSTRUÇÃO DE SENTIDO PARA O TRABALHO EMOCIONAL

RESUMO

Objetivo:

O objetivo da pesquisa é compreender como a empresa pode atribuir sentido ao trabalho emocional realizado por vendedores de uma loja de experiência. Para isso, analisou-se o papel das fontes de sentido do trabalho no processo de gerenciamento das emoções realizado pelos vendedores.

Originalidade/valor:

Observaram-se poucos estudos que se propuseram a apresentar uma articulação entre sentido do trabalho (Rosso, Dekas, & Wrzesniewski, 2010Rosso, B. D., Dekas, K. H., & Wrzesniewski, A. (2010). On the meaning of work: A theoretical integration and review. Research in Organizational Behavior, 30, 91-127. doi:10.1016/j.riob.2010.09.001
https://doi.org/10.1016/j.riob.2010.09.0...
) e gestão das emoções (Grandey, 2000Grandey, A. A. (2000). Emotional regulation in the workplace: A new way to conceptualize emotional labor. Journal of Occupational Health Psychology, 5(1), 95. doi:10.1037/1076-8998.5.1.95
https://doi.org/10.1037/1076-8998.5.1.95...
) na literatura internacional, não havendo pesquisas sobre tal temática no âmbito nacional. Partindo dessa lacuna, a presente pesquisa propõe que o sentido do trabalho e a gestão das emoções estão intrinsecamente relacionados no campo da gestão, como forma de homogeneizar condutas e sentimentos relacionados ao trabalho e à organização. A originalidade da pesquisa reside em explicar como as organizações podem estabelecer mecanismos de sentido ao trabalho e contribuir com processos de gestão das emoções com caráter mais genuíno. E, consequentemente, como essa formatação subjetiva do trabalho contribui para a construção da experiência da marca no ambiente de venda.

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de uma pesquisa qualitativa que ocorreu em uma loja de experiência localizada na cidade de São Paulo. A estratégia metodológica consistiu em adentrar o universo de trabalho dos vendedores, via observação participante, com o objetivo de compreender e explicar de que forma as fontes de sentido do trabalho podem contribuir no processo de gestão das emoções realizada pelos vendedores. Para análise de dados adotou-se a hermenêutica.

Resultados:

A pesquisa apresenta que as fontes de sentido do trabalho promovidas pela empresa, como "autenticidade", "autoeficácia", "pertencimento", "autoestima", "senso de propósito" e "transcendência", permitem mobilizar as emoções genuínas dos vendedores em direção aos objetivos organizacionais.

PALAVRAS-CHAVE
Sentido do trabalho; Trabalho emocional; Gestão das emoções; Vendedores; Loja de experiências

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br