Acessibilidade / Reportar erro

Churning de recursos humanos dependente da economia: Impacto da sociedade nas instituições?

Resumo

Objetivo:

O presente ensaio descreve os resultados de uma pesquisa teórica com recurso à literatura existente sobre a temática do churning de recursos humanos no contexto económico, com o objetivo de analisar como é que as instituições e a sociedade enfrentam o churning de recursos humanos mediante o contexto económico. De forma a alcançar o referido objetivo, foram definidos 2 objetivos específicos: analisar as principais variáveis que influenciam o churning no contexto económico, e elaborar e analisar um modelo teórico. Tendo surgido como questão de investigação: “Como as instituições e a sociedade lidam com a ocorrência de churning proveniente do contexto económico?”

Originalidade/valor:

A pertinência deste ensaio recai sobre a oportunidade de contribuir para o desenvolvimento da literatura e contribuir para o aumento da ciência sobre um tema que, apesar da sua complexidade e pertinência, ainda é um tema pouco explorado na área da gestão dos recursos humanos. Neste sentido, perceber a influência que o contexto económico exerce sobre o fenómeno de churning de recursos humanos é um dos pontos fulcrais para que as organizações tomem medidas de atenuação.

Design/metodologia/abordagem:

Segue uma abordagem teórica, com recurso à análise da literatura que permitiu a exploração, análise, aprofundamento e alargamento da literatura existente.

Resultados:

Por meio da análise dos resultados, constatou-se que em períodos de recessão económica a taxa de churning é mais reduzida em comparação com períodos de recuperação económica. Face ao exposto, as organizações têm de adaptar as suas políticas ao contexto económico de forma a manter os seus trabalhadores e evitar custos resultantes de substituições (churning).

Palavras-chave:
churning de recursos humanos; contexto económico; influência do churning nas instituições e na sociedade; causas e consequências de churning; medidas estratégicas de atenuação

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br