Resumo
Objetivo:
Este artigo tem como objetivo analisar a percepção de empreendedores sobre as contribuições do Modelo C na modelagem de seus negócios sociais.
Originalidade/valor:
O estudo contribui teórica e empiricamente ao abordar os negócios sociais atrelados às oportunidades e seus desafios de desenvolvimento através da utilização da ferramenta Modelo C na sua modelagem, explorando a integração institucional e permitindo uma estrutura sistêmica holística de atividades de criação de valor.
Design/metodologia/abordagem:
O estudo adota uma abordagem qualitativa do tipo descritiva, a partir de múltiplos casos em três negócios sociais brasileiros. Para a coleta de dados, aplicou-se um roteiro de entrevista elaborado a partir das categorias de análise do framework do Modelo C e analisou-se a percepção dos entrevistados sobre o quanto a ferramenta auxilia o desenvolvimento do seu modelo de negócio, a observação direta e a análise documental. A análise dos resultados foi realizada com o auxílio do software ATLAS.ti.
Resultados:
Partindo do pressuposto de que um modelo de negócio social reúne diversas lógicas institucionais, combinando missões sociais e financeiras de forma equilibrada, os resultados apontam que o Modelo C consegue estruturar a capacidade organizacional e o valor social do negócio, mas não é capaz de quantificar completamente o valor financeiro gerado por negócios sociais, resultando na necessidade de uso de ferramentas financeiras complementares por parte do empreendedor social. Há uma evidência para a criação de novas ferramentas que auxiliem na obtenção de soluções inovadoras que abordem os desafios societais.
Palavras-chave
negócios sociais; Modelo C; modelo de negócios; business model canvas; teoria da mudança