Acessibilidade / Reportar erro

Desempenho das cooperativas de crédito brasileiras: Uma análise a partir dos indicadores PEARLS

RESUMO

Objetivo:

Explicar o desempenho das cooperativas de crédito brasileiras, tendo como enfoque as instituições enquadradas em melhor nível de segmentação no Sistema Financeiro Nacional (SFN).

Originalidade/valor:

Por se tratar de instituições que precisam conciliar aspectos regulatórios às premissas associativas, este estudo utilizou um cenário ainda não explorado, em que busca relacionar um grupo homogêneo de cooperativas selecionadas mediante enquadramento da segmentação do SFN e aplicar índices financeiros padronizados pelo Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (Woccu), conhecidos como Sistema PEARLS, para, de forma prática, preencher uma lacuna diante da perspectiva de identificação de fatores que impactam o desempenho das cooperativas de crédito brasileiras.

Design/metodologia/abordagem:

Utilizou-se a técnica estatística de regressão linear múltipla, operacionalizada pelo método de mínimos quadrados ordinários (MQO), em painel balanceado, no período de 2009 a 2018, modelado com três proxies de desempenho e explicada por índices-chave do PEARLS, tendo como amostra 81 cooperativas classificadas em melhor nível de segmentação no SFN.

Resultados:

Os principais resultados demonstraram que as cooperativas são rentáveis, mas é preciso ampliar investimentos em ativos produtivos. A carteira líquida de empréstimos (E1) está direta e positivamente associada à rentabilidade (ROA e ROE) e ao crescimento do patrimônio líquido ajustado (CPLA). Porém, a inadimplência (A1) reflete tendência de consumir o capital institucional líquido (E9) e compromete o crescimento dessas instituições. Ademais, a carteira de crédito corrobora que é o ativo mais valioso e um dos principais responsáveis pelo desempenho das cooperativas de crédito brasileiras.

PALAVRAS-CHAVE:
cooperativas de crédito; desempenho; PEARLS; Woccu; Bacen

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br