Acessibilidade / Reportar erro

REVISITANDO O TRADICIONAL: O SENTIDO DO TRABALHO PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA ADQUIRIDA

RESUMO

Objetivo:

O estudo teve como objetivo investigar os sentidos atribuídos ao trabalho por pessoas com deficiência adquirida.

Originalidade/valor:

As pesquisas nacionais sobre o tema pouco têm focado no entendimento do sentido do trabalho para trabalhadores com deficiência.

Design/metodologia/abordagem:

Foram realizadas entrevistas em profundidade com dez pessoas que adquiriram uma deficiência e estão atualmente inseridas no mercado de trabalho.

Findings:

A análise sugeriu que, para o grupo entrevistado, o trabalho compartilha sua importância com outras esferas da vida, como as afetivas e familiares. Além dos sentidos tradicionalmente discutidos na literatura sobre o tema, tais como o prazer em trabalhar e o trabalho como forma de interação social, há novos sentidos atribuídos ao trabalho por este grupo, associados à identidade da pessoa com deficiência, como a superação de barreiras, o combate ao estigma da incapacidade e a geração de impacto positivo na sociedade. Por outro lado, a remuneração e a progressão na carreira apareceram como consequências e não como fatores de geração de sentido. As descobertas desse estudo ajudaram a compreender melhor os diferentes sentidos atribuídos ao trabalho por pessoas com deficiência adquirida. Ademais, seus achados indicaram a existência de “outros” sentidos, além daqueles usualmente abordados na literatura sobre o tema, o que reforça a contribuição desse artigo para o campo de estudos sobre sentido do trabalho.

PALAVRAS-CHAVE
Sentido do trabalho; Pessoa com deficiência; Inclusão; Diversidade; Mercado de Trabalho

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br