Acessibilidade / Reportar erro

O voto remoto pode mitigar os problemas de agência?

RESUMO

Objetivo:

Os membros do conselho são essenciais na resolução de con- flitos de agência. Entretanto, muitos estão impossibilitados de exercer sua função devido à distância, não participando das reuniões do conse- lho. A partir da Instrução nº 561, a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) regulamentou o voto a distância para os Conselhos de Adminis- tração, permitindo maior participação e maior envolvimento. Nesse contexto, esta pesquisa examina o efeito do voto remoto dos conselhos de administração na remuneração dos executivos e no desempenho financeiro das empresas de capital aberto no Brasil.

Originalidade/valor:

Esta pesquisa é inovadora na medida em que exami- na o efeito do voto remoto do Conselho de Administração nas variáveis de remuneração do CEO e desempenho financeiro da organização, com a utilização de uma metodologia inovadora.

Design/metodologia/abordagem:

Utilizou-se um método quase-experi- mental (diferença-em-diferenças), para avaliar os efeitos de um deter- minado grupo (tratamento), antes e depois do evento, reduzindo signi- ficativamente a endogeneidade ao considerar um choque exógeno ao sistema.

Resultados:

Como resultado, a estimação do modelo principal revela diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de tratamento e controle sobre a lucratividade e a remuneração dos executivos, indi- cando que o voto remoto mitigou problemas de agência ao gerar um efeito de substituição por incentivos explícitos (evidenciado pela dimi- nuição da remuneração dos executivos) e por proporcionar maior desempenho contábil para as empresas.

Palavras-chave:
desempenho financeiro; remuneração de executivos; diferença-em-diferenças; voto a distância; conselhos de administração

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br