Resumo
Objetivo:
Este artigo visa propor um framework conceitual indicando como os laboratórios de inovação podem contribuir para a melhoria da prestação de serviços públicos, à luz do modelo do Novo Serviço Público (NSP).
Originalidade/valor:
O artigo discute as relações e aproximações teóricas dos laboratórios de inovação em interface com o modelo do NSP, por meio de um framework; demonstra-se relevante, tendo em vista as possibilidades que esses espaços oferecem para potencializar a inovação em serviços e a colaboração no setor público, permitindo o intercâmbio de conhecimentos e aprendizagem individual e coletiva.
Design/metodologia/abordagem:
É um ensaio teórico realizado por meio de uma revisão bibliográfica não sistemática. As informações foram coletadas a partir de livros, artigos científicos, dissertações e teses, disponíveis na plataforma Google Scholar. Os dados coletados foram discutidos à luz das possíveis conexões e implicações do NSP, inserindo os laboratórios como intermediários da inovação para potencializar e melhorar a qualidade dos serviços públicos prestados, por meio de soluções inovadoras.
Resultados:
Laboratórios de inovação são ambientes dinâmicos e colaborativos que buscam reparar as deficiências identificadas na abordagem tradicional de política e no design dos serviços públicos. São também considerados espaços de fronteira, atuando em interface direta com os cidadãos e organizações privadas, valendo-se de abordagens inovadoras para modificar a forma como as organizações públicas operam e estimulam a construção de redes de colaboração. No entanto, barreiras individuais, de colaboração e estruturais podem limitar a proposição de soluções inovadoras para os serviços públicos e o alcance desses laboratórios na incorporação de elementos do NSP.
Palavras-chave:
inovação em serviços; gestão pública; organizações públicas; barreiras à inovação; redes colaborativas para inovação