Acessibilidade / Reportar erro

APRESENTAÇÃO

Caro(a) leitor(a),

Esta edição da Revista de Administração Mackenzie (RAM) apresenta cinco artigos do Fórum Especial Temático “A Construção do Percurso na Vida Laboral e suas Múltiplas Dimensões”, sugerido pela editora de seção convidada, a professora doutora Maria Luisa Mendes Teixeira. A discussão dos temas desses artigos, implicitamente, envolve a questão da centralidade do trabalho, abordada pela professora Maria Luisa, cujo aporte é baseado em Lessa (1997), Cardoso (2011), Toni (2003), Dejours (2004), entre outros. É feita uma breve apresentação desses cinco artigos no texto introdutório preparado pelos editores de seção convidados, procurando revelar as conexões de cada um deles com a questão de centralidade.

O primeiro desses artigos teve como objetivo apreender os sentidos subjetivos produzidos por mulheres que atuam na prostituição, em boates do interior de Minas Gerais. O segundo revela que, embora a autenticidade seja um valor socialmente aceito e até desejável, o comportamento dentro das organizações sofre influência da cultura organizacional. O terceiro artigo indica que a percepção de bem-estar no trabalho exerce mais influência sobre a intenção de saída da organização ou permanência nela do que o sucesso na carreira. O quarto artigo aborda a articulação de diferentes atores sociais públicos e privados na construção de uma lei a respeito do sistema de identificação civil brasileiro. O último artigo tem como propósito avaliar a necessidade de treinamento e condições de suporte para empresários juniores.

Para completar a edição, foram adicionados três artigos que abordam os seguintes temas: desistência de cooperação em redes interorganizacionais, com base na tipologia da ação social weberiana; práticas colaborativas em pesquisa de desenvolvimento (P&D); e análise empírica de fatores que possibilitam entradas na indústria de cimento.

O artigo “Desistência de cooperação em redes interorganizacionais: reflexões inspiradas na ação social weberiana”, de Jose Lindenberg Julião Xavier Filho, Fernando Gomes de Paiva Júnior, Sérgio Alves e Janann Joslin Medeiros, descreve a racionalidade subjacente aos motivos da desistência por parte de dirigentes de empresas, no sentido de manter a participação em redes interorganizacionais. Os principais resultados revelaram indícios tanto da presença da racionalidade formal instrumental quanto da racionalidade valorativa substancial nos relatos de desistência, destacando-se como motivo primordial o choque ou conflito cultural entre os participantes das redes investigadas.

Em “Práticas colaborativas em P&D: um estudo na indústria brasileira de semicondutores”, Kadigia Faccin e Alsones Balestrin descrevem a estrutura dos projetos colaborativos de P&D e as práticas colaborativas mais comuns entre os atores na indústria de brasileira de semicondutores. Os autores apresentam um mapeamento das relações colaborativas encontradas na indústria de semicondutores que, do ponto de vista prático, auxilia na tomada de decisão dos empresários e também dos formuladores de políticas públicas mediante uma abordagem processual. Investigaram-se, por meio de questionários qualitativos, 21 projetos de P&D desenvolvidos, de 2008 a 2013, por design houses brasileiras.

Priscilla Yung Medeiros e David Carletti Levy, autores de “Análise empírica dos fatores que possibilitaram entradas na indústria de cimento brasileira”, abordam os principais fatores que impactaram as decisões de entrada regionais no mercado de cimento brasileiro, no período de 2003 a 2012, e exploram as possíveis causas para as firmas incumbentes dessas regiões terem acomodado essas entradas. Utilizou-se um modelo logit para estimar o impacto de alguns fatores (consumo, crescimento do consumo, custo de transporte, número de empresas atuantes, número de fábricas e características regionais) nas probabilidades de entrada e expansão das incumbentes. Uma análise exploratória baseada em discussão de casos também é realizada na tentativa de explicar o comportamento das incumbentes. Os principais resultados revelaram que as empresas incumbentes priorizam o aumento da produção em regiões com alto potencial de crescimento de consumo, permitindo que a entrada ocorra em regiões com alto nível de consumo corrente, mas com menor potencial de crescimento.

Os artigos desta edição da RAM representam contribuições importantes para a área de Administração e certamente servirão de estímulos para estudos afins.

Boa leitura!

Datas de Publicação

  • Publicação nesta coleção
    Dez 2015
Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br