Acessibilidade / Reportar erro

EMPREENDEDORISMO ESTRATÉGICO: EXPLORATION, EXPLOITATION E AMBIDESTRIA EM CERVEJARIAS ARTESANAIS DE UBERLÂNDIA, MG1 1 Este estudo foi financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) – Projeto de Pesquisa Demanda Universal Código APQ 00714-17 – e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) – Código 001.

RESUMO

Objetivo:

Compreender a configuração do empreendedorismo estratégico a partir da manifestação de práticas de exploration, exploitation e ambidestria em cervejarias artesanais de Uberlândia, MG.

Originalidade/valor:

O empreendedorismo estratégico permite uma análise do fenômeno empreendedor em uma perspectiva organizacional. Ademais, o estudo é aplicado em um setor emergente no Brasil, com poucos estudos que problematizem suas especificidades na área de administração.

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de pesquisa qualitativa realizada por meio de estudos de casos múltiplos em três cervejarias artesanais de Uberlândia, MG. Realizaram-se nove entrevistas, e os dados foram tratados com base na técnica de análise de narrativas.

Resultados:

Foi possível verificar práticas de exploration, como o pioneirismo na produção local de cerveja artesanal, na criação de novos produtos e em torno do modelo de negócio adotado. Práticas de exploitation também foram identificadas, com ações de melhoria contínua que contribuíram para o desenvolvimento dessas empresas. A ambidestria foi observada em situações em que melhorias na produção permitiram o surgimento de novos produtos e o atendimento de novos mercados. Assim, as ações de empreendedorismo estratégico refletem iniciativas de agentes empreendedores que buscam promover inovações e melhorias contínuas em suas organizações, seja por meio da melhoria da qualidade da cerveja produzida, da introdução de novas estratégias de atendimento ao mercado e de novos métodos de produção, e/ou da adoção de novas tecnologias. Com isso, abre-se espaço para novas possibilidades de inovação, renovação estratégica e aumento da competitividade das cervejarias artesanais estudadas, revelando o vigor da referida abordagem para o estudo do fenômeno empreendedor.

PALAVRAS-CHAVE:
Empreendedorismo; Exploração; Explotação; Ambidestria; Cervejas artesanais

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br