Resumo
Objetivo:
Este artigo objetiva incorporar o trabalho acadêmico sobre autoetnografia nas ciências sociais aplicadas para consolidar o conhecimen-to que orienta a metodologia de pesquisa no campo da administração.
Originalidade/valor:
Na esfera das ciências sociais, os pesquisadores se distinguem por sua perspicácia prática abrangente e habilidade em decifrar fenômenos complexos, trazendo uma série de percepções para o campo que enriquece a compreensão em nível superficial. No entanto, devido à influência persistente do paradigma funcionalista, esses insights são muitas vezes desconsiderados em favor de metodologias tradicionais, ignorando assim as oportunidades de avanço. A autoetnografia, caracterizada por elementos distintos que divergem dos métodos etnográficos convencionais, apresenta um caminho promissor para aproveitar esses potenciais negligenciados. Apesar de seu recente surgimento no discurso etnográfico, o pouco reconhecimento e a fragmentação do trabalho acadêmico sobre autoetnografia na pesquisa em administração constituem um desafio que merece atenção.
Design/metodologia/abordagem:
Realizamos uma revisão sistemática da produção acadêmica, abrangendo livros, capítulos de livros e artigos de periódicos revisados por pares, para examinar tanto os fundamentos teóricos quanto as aplicações práticas da autoetnografia, particularmente no campo das ciências sociais.
Resultados:
Este estudo esclarece as complexidades do emprego da auto-etnografia na pesquisa em administração. Este artigo explora a relevância, as potencialidades e os desafios do método etnográfico, fornecendo soluções práticas para aumentar seu rigor e apelo. Ao sintetizar e integrar quatro categorias principais de autoetnografia, este artigo contribui para a metodologia em administração. Os exemplos de casos enriquecem ainda mais esse discurso, destacando o uso eficaz da autoetnografia em cenários do mundo prático. O produto é uma visão sistematizada e prática do aproveitamento do poder da autoetnografia para uma pesquisa profunda em administração.
Palavras-chave
autoetnografia; pesquisa em administração; reflexividade; desafios metodológicos; escrita autoetnográfica