RESUMO
Objetivo: Propor a responsabilidade digital organizacional como uma nova área de interesse da responsabilidade social nos contextos das tecnologias que fazem parte das indústrias 4.0.
Originalidade/valor: Não existe suficiente base teórica e legal que permita às organizações de diferentes tipos enfrentar as implicações da adoção das novas tecnologias. Por conseguinte, apresentam-se fundamentos e considerações essenciais para o desenvolvimento da responsabilidade digital organizacional.
Design/metodologia/abordagem: Este artigo apresenta uma pesquisa hermenêutica baseada numa revisão sistêmica de literatura realizada na estrutura de duas pesquisas. A primeira abordou a discussão sobre a pertinência da criação de uma nova matéria para a responsabilidade social tradicional em contextos digitais, e a segunda demonstrou a neces -si dade epistemológica da responsabilidade social nas novas tecnologias.
Resultados: Em primeiro lugar, o fato de as novas tecnologias representarem supostamente um risco social faz que elas sejam assunto de estudo da responsabilidade social. Em segundo lugar, a ausência de regulamentação vigente sobre a indústria 4.0 e a imprevisibilidade do avanço das tecnologias não são limites para a criação de um cenário de responsabilidade digital organizacional. O desenvolvimento da responsabilidade social nos contextos digitais é possível e necessário. No entanto, é preciso estar atento às variáveis de risco social que possam surgir com cada nova tecnologia. Por conseguinte, é necessária uma revisão constante das bases e dos fundamentos da responsabilidade digital organizacional.
PALAVRAS-CHAVE: Risco social; Responsabilidade social organizacional; Indústrias 4.0; Transformação digital; Inteligência artificial