Cultura organizacional |
Incentivos ao pensamento criativo |
Shattow (1996)Shattow, M. (1996). Out of the blue. Electric Perspectives, 21(3), 44-54.
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Liberdade e autonomia para o capital humano |
McLean (2005)McLean, L. D. (2005). Organizational culture’s influence on creativity and innovation: A review of the literature and implications for human resource development. Advances in Developing Human Resources, 7(2), 226-246. doi:10.1177/1523422305274528 https://doi.org/10.1177/1523422305274528...
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Aceitação de riscos |
Claver, Llopis, Garcia e Molina (1998)Claver, E., Llopis, J., Garcia, D., & Molina, H. (1998). Organizational culture for innovation and new technological behavior. Journal of High Technology Management Research, 9(1), 55-69. doi:10.1016/1047-8310(88)90005-3 https://doi.org/10.1016/1047-8310(88)900...
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Estratégias |
Inovação como parte estratégica da empresa |
Toivonen e Tuominen (2009)Toivonen, M., & Tuominen, T. (2009). Emergence of innovations in services. The Service Industries Journal , 29(7), 887-902. doi:10.1080/02642060 902749492 https://doi.org/10.1080/02642060 9027494...
, Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman. e Radaelli, Currie, Frattini e Lettieri (2017)Radaelli, G., Currie, G., Frattini, F., & Lettieri, E. (2017). The role of managers in enacting two step institutional work for radical innovation in professional organizations. Journal of Product Innovation Management , 34(4), 450-470. doi:10.1111/jpim.12385 https://doi.org/10.1111/jpim.12385...
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Mecanismos para analisar desenvolvimentos tecnológicos e de mercado |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman.
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Conscientização dos funcionários sobre estratégias de inovação |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman.
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Funcionários |
Treinamento para atividades inovadoras e uso de novas tecnologias |
Camisón e Monfort-Mir (2012)Camisón, C., & Monfort-Mir, V. M. (2012). Measuring innovation in tourism from the Schumpeterian and the dynamic-capabilities perspectives. Tourism Management, 33(4), 776-789. doi:10.1016/j.tourman.2011.08.012 https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.0...
e CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office.
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Recompensa pela sugestão de ideias para melhores serviços e processos |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman. e Ostrom et al. (2010)Ostrom, A., Bitner, M., Brown, S., Burkhard, K., Goul, M., Smith-Daniels, V., … & Rabinovich, E . (2010). Moving forward and making a difference: Research priorities for the science of service. Journal of Service Research , 13(1), 4-36. doi:10.1177/1094670509357611 https://doi.org/10.1177/1094670509357611...
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Grau de qualificação e como se fazem a seleção e o recrutamento |
CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office. e Camisón e Monfort-Mir (2012)Camisón, C., & Monfort-Mir, V. M. (2012). Measuring innovation in tourism from the Schumpeterian and the dynamic-capabilities perspectives. Tourism Management, 33(4), 776-789. doi:10.1016/j.tourman.2011.08.012 https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.0...
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Pesquisa e desenvolvimento |
Existência de centros de P&D e suas relações com instituições de pesquisa e/ou contratação de P&D externo |
Yam, Guan, Pun e Tang (2004)Yam, R. C. M., Guan, J. C., Pun, K. F., & Tang, E. P. Y. (2004). An audit of technological innovation capabilities in Chinese firms: Some empirical findings in Beijing, China. Research Policy , 33(8), 1123-1140. doi:10.1016/j.respol.2004.05.004 https://doi.org/10.1016/j.respol.2004.05...
e CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office.
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Gastos com P&D |
Camisón e Monfort-Mir (2012)Camisón, C., & Monfort-Mir, V. M. (2012). Measuring innovation in tourism from the Schumpeterian and the dynamic-capabilities perspectives. Tourism Management, 33(4), 776-789. doi:10.1016/j.tourman.2011.08.012 https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.0...
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Desenvolvimento de P&D para criar novos conhecimentos |
CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office.
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Drivers externos
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Indicadores
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Referências
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Trajetória tecnológica |
Emprego de tecnologias ao longo do tempo, as quais são compatíveis com as da concorrência ou superiores a elas |
CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office. e Camisón e Monfort-Mir (2012)Camisón, C., & Monfort-Mir, V. M. (2012). Measuring innovation in tourism from the Schumpeterian and the dynamic-capabilities perspectives. Tourism Management, 33(4), 776-789. doi:10.1016/j.tourman.2011.08.012 https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.0...
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Habilidades técnicas e de gestão das tecnologias |
Bharadwaj (2000)Bharadwaj, A. S. (2000). A resource-based perspective on information technology capability and firm performance: An empirical investigation. MIS Quarterly, 24(1), 169-196. doi.org/10.2307/3250983
org/10.2307/3250983...
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Trajetória institucional |
Incentivos e barreiras impostas pelo Estado ao longo dos anos |
Dosi (1982)Dosi, G. (1982). Technological paradigms and technological trajectories: A suggested interpretation of the determinants and directions of technical change. Research Policy , 11(3), 147-162. doi:10.1016/0048-7333(82)90016-6 https://doi.org/10.1016/0048-7333(82)900...
, Camisón e Monfort-Mir (2012)Camisón, C., & Monfort-Mir, V. M. (2012). Measuring innovation in tourism from the Schumpeterian and the dynamic-capabilities perspectives. Tourism Management, 33(4), 776-789. doi:10.1016/j.tourman.2011.08.012 https://doi.org/10.1016/j.tourman.2011.0...
e CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office.
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Tabus, punições, costumes, tradições e códigos de conduta da sociedade |
Berger e Luckmann (1978)Berger, P. L., & Luckmann, T. (1978). Construção social da realidade. Petrópolis: Vozes.
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Competidores |
Compartilhamento de experiências |
CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office. e Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman.
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Comparação sistemática de serviços e processos |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman.
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Clientes |
Compreensão das necessidades dos consumidores |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman. e Pinto, Dell'Era, Verganti e Bellini (2017)Pinto, G. L., Dell’Era, C., Verganti, R., & Bellini, E. (2017). Innovation strategies in retail services: Solutions, experiences and meanings. European Journal of Innovation Management, 20(2), 190-209. doi:10.1108/EJIM-06-2015-0049 https://doi.org/10.1108/EJIM-06-2015-004...
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Definição do papel dos clientes e desenvolvimento de métodos para incentivá-los |
Ostrom et al. (2010)Ostrom, A., Bitner, M., Brown, S., Burkhard, K., Goul, M., Smith-Daniels, V., … & Rabinovich, E . (2010). Moving forward and making a difference: Research priorities for the science of service. Journal of Service Research , 13(1), 4-36. doi:10.1177/1094670509357611 https://doi.org/10.1177/1094670509357611...
e Larivière et al. (2017)Larivière, B., Bowen, D., Andreassen, T. W., Kunz, W., Sirianni, N. J., Voss, C., Wünderlich, N. V., & De Keyser, A. (2017). Service encounter 2.0: An investigation into the roles of technology, employees and customers. Journal of Business Research , 79, 238-246. doi:10.1016/j.jbusres.2017.03.008 https://doi.org/10.1016/j.jbusres.2017.0...
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Fornecedores |
Manutenção de boas relações com fornecedores |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman.
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Avaliação dos fornecedores |
Winter e Lasch (2016)Winter, S., & Lasch, R. (2016). Recommendations for supplier innovation evaluation from literature and practice. International Journal of Operations & Production Management, 36(6), 643-664. doi:10.1108/IJOPM-07-2014-0341 https://doi.org/10.1108/IJOPM-07-2014-03...
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Variáveis de controle
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Indicadores
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Referências
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Tamanho |
Receita aproximada do último ano financeiro |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman. , CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office. e Pires et al. (2008)Pires, C. P., Sarkar, S., & Carvalho, L. (2008). Innovation in services - How different from manufacturing? The Service Industries Journal , 28(10), 1339-1356. doi:10.1080/02642060802317812 https://doi.org/10.1080/0264206080231781...
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Tempo de existência |
Idade da firma |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman.
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Localização |
Onde se situa |
Bessant e Tidd (2009)Bessant, J., & Tidd, J. (2009). Inovação e empreendedorismo: Administração. Porto Alegre: Bookman. e CIS (2012)Community Innovation Survey (2012). Community innovation survey 2008-2010. Dublin: Stationery Office.
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Desempenho
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Indicadores
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Referências
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Desempenho financeiro |
Variação das vendas |
Morgan, Vorhies e Mason (2009)Morgan, N. A., Vorhies, D. W., & Mason, C. H. (2009). Market orientation, marketing capabilities, and firm performance. Strategic Management Journal , 30(8), 909-920. doi.org/10.1002/smj.764
doi.org/10.1002/smj.764...
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Variação dos lucros |
Calantone, Cavusgil e Zhao (2002)Calantone, R. J., Cavusgil, S. T., & Zhao, Y. (2002). Learning orientation, firm innovation capability, and firm performance. Industrial Marketing Management, 31(6), 515-524. doi:10.1016/S0019-8501(01)00203-6 https://doi.org/10.1016/S0019-8501(01)00...
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Desempenho não financeiro |
Variação da aquisição de novos clientes |
Kaplan e Norton (1996)Kaplan, R. S., & Norton, D. P. (1996). The balanced scorecard: Translating strategy into action. London: Harvard Business Press.
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