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Mulheres gamers: Performatividades de gênero no consumo feminino de eSports

Resumo

Objetivo:

O crescente interesse das mulheres pelos eSports é um fenômeno emblemático. Contudo, elas vêm enfrentando práticas sexistas discriminatórias baseadas em um discurso associado ao estabelecimento da inferioridade de gênero. Assim, o objetivo da presente pesquisa é investigar como as performatividades de gênero são produzidas no consumo de eSports por mulheres gamers.

Originalidade/valor:

O presente estudo explora lacunas na literatura da abordagem cultural da pesquisa do consumidor, com base em proposições teóricas e epistemológicas, devido à falta de discussões que recorram aos conceitos butlerianos de performatividade para ajudar a compreender melhor as condutas produzidas nas discussões sobre o consumo feminino de eSports.

Design/metodologia/abordagem:

Foi realizada uma análise de conteúdo interpretativa (ACI) em 44 entrevistas de modo a compreender a percepção das mulheres gamers sobre sua experiência nos jogos e no próprio cenário cultural – as redes sociais de consumidores de eSports é formada por praticantes e entusiastas de games.

Resultados:

O esforço analítico permitiu identificar duas dimensões distintas, a saber: “Lute como uma garota!” e “Garotas só querem se divertir!”. Foi possível perceber que mesmo as performatividades de gênero com interesses distintos funcionam como reprodutoras e propagadoras de discursos de gênero em ambas as dimensões quando ocorrem sem a devida diligência. Em última análise, trata-se de um complexo dispositivo de mercado capaz de conduzir o cenário dos eSports a um sistema patriarcal entre seus consumidores.

Palavras-chave
mulheres gamers; eSports; performatividade de gênero; dispositivo mercadológico; análise de conteúdo interpretativa

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