Resumo
Objetivo:
O objetivo deste estudo foi explorar a relação entre liderança pró-social, capacidade de inovação e desempenho organizacional em empresas familiares.
Originalidade/valor:
O estudo apresenta um modelo, resultado das relações entre três diferentes teorias, no contexto das empresas familiares. Estudar a liderança pró-social e a capacidade de inovação permitiu uma visão sistêmica sobre novas perspectivas que possam interpretar melhor a realidade das empresas familiares. No que diz respeito às contribuições empíricas e sociais, foi possível sugerir linhas de ação para o desenvolvimento de líderes pró-sociais, fomentando a inovação e, consequentemente, contribuindo para o desempenho organizacional.
Design/metodologia/abordagem:
O estudo teve abordagem quantitativa com objetivo descritivo, utilizando o método de pesquisa survey e técnicas estatísticas para análise dos dados. A amostra foi composta por 502 profissionais que exercem cargos de liderança nas empresas membros da Associação de Distribuidores e Atacadistas Catarinenses.
Resultados:
As hipóteses confirmaram que há relações positivas entre liderança pró-social e capacidade de inovação; entre liderança pró-social e desempenho organizacional; entre capacidade de inovação e desempenho organizacional. Também foi possível afirmar que existe um efeito moderador parcial da capacidade de inovação sobre a relação entre liderança pró-social e desempenho.
Palavras-chave
liderança pró-social; inovação; desempenho organizacional; associativismo; empresas familiares