Acessibilidade / Reportar erro

O impacto da economia digital no crescimento econômico: O caso dos países da OCDE

Resumo

Objetivo:

Este estudo longitudinal analisa o impacto da economia digital no crescimento econômico dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que foram divididos em grupos de acordo com o seu nível de desenvolvimento (países em transição e em inovação).

Originalidade/valor:

Estudos empíricos sobre o impacto das tecnologias da informação e comunicação (TIC) no crescimento econômico dos países vêm sendo desenvolvidos nos últimos anos. No entanto, ainda não existem estudos que analisem esse problema para o conjunto de países da OCDE, muito menos esses países estiveram divididos de acordo com seu nível de desenvolvimento econômico, permitindo avaliar as diferenças entre os mais desenvolvidos e os menos desenvolvidos. O estudo dessa lacuna existente na literatura permite inferir implicações importantes para os decisores políticos implementarem a agenda digital de forma mais eficiente.

Design/metodologia/abordagem:

Utilizou-se uma amostra de dados em painel, recolhida pelo Banco Mundial, que abrange os 36 países da OCDE e o período de 2000 a 2019. Realizou-se uma análise estatística das variáveis para todos os países da OCDE e separadamente para países em transição e países em inovação. Em seguida, realizou-se uma análise de correlação entre as variáveis e foram estimados três modelos pelo método do painel de momentos generalizados (GMM) com as diferenças entre países fixas.

Resultados:

O impacto da economia digital medida pela proxy de tecnologia – internet, telefone móvel e banda larga fixa – no crescimento econômico dos países da OCDE depende do seu nível de desenvolvimento e das medidas das tecnologias que capturam a economia digital. As TIC influenciam positivamente o desenvolvimento das economias dos países da OCDE e podem ser usadas como instrumentos pelos formuladores políticos. Esses agentes devem implementar políticas que fortaleçam as infraestruturas físicas e tecnológicas das TICs, o empoderamento digital do capital humano e a maior equidade social no acesso às TICs.

Palavras-chave:
telefone móvel; internet; banda larga fixa; economia digital; crescimento econômico

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br