Resumo
Objetivo:
As contribuições dos indivíduos no processo inovativo, bem como a forma como eles aprendem são cruciais. Todavia, os diversos modos de aprendizagem dos empreendedores são negligenciados nas discussões acerca da inovação. Dito isso, considera-se que a inovação emerge de processos contínuos de aprendizagem, bem como do acúmulo e desenvolvimento de conhecimentos provenientes de relacionamentos, experiências, habilidades e informações. Destarte, identificar como os diferentes modos de aprendizagem são adotados pelos empreendedores de pequenos negócios em suas ações de inovação é o objetivo do presente trabalho.
Originalidade/valor: A contribuição acadêmica desta pesquisa é apresentar passos iniciais a respeito dos modos de aprendizagem empreendedora em conjunto com a inovação. Já a contribuição prática refere-se ao entendimento das diferentes formas de aprendizagem que podem ser consideradas para a inovação, que o estudo proporcionará aos empreendedores de pequenos negócios.
Design/metodologia/abordagem: A estratégia de pesquisa adotada foi o estudo de casos múltiplos e, para a análise dos dados, utilizaram-se a análise de conteúdo e a técnica de cross-case analysis.
Resultados:
Os resultados da pesquisa mostram que as aprendizagens experiencial, por networks, formal e vicária são importantes modos de auxílio aos empreendedores no alcance de distinção mercadológica, mediante soluções inovadoras. Assim, o acúmulo de conhecimento proporcionado pelos diferentes modos de aprendizagem estudados resultou na implementação de variadas ações de inovação, principalmente em serviços, nas empresas participantes do estudo.
Palavras-chave
empreendedorismo; aprendizagem; aprendizagem empreendedora; modos de aprendizagem; inovação