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Fatores determinantes da ambidestria organizacional no desempenho acadêmico nas instituições de ensino superior privadas

RESUMO

Objetivo:

Esta pesquisa objetiva mensurar os impactos de fatores determinantes da ambidestria organizacional no desempenho acadêmico nas instituições de ensino superior (IESs) privadas no Brasil.

Originalidade/valor:

Investigam-se as relações preditoras, mediadoras e moderadoras em um modelo ainda não explorado na literatura.

Design/metodologia/abordagem:

Trata-se de uma pesquisa teórico-empírica com uso de questionários em 172 IESs privadas brasileiras, analisados com modelagem de equações estruturais.

Resultados:

Os resultados indicaram que a orientação empreendedora influencia positiva e diretamente o desempenho acadêmico ou é mediada pela ambidestria organizacional. A orientação à aprendizagem não influencia diretamente o desempenho acadêmico, mas, quando mediada pela ambidestria organizacional, o resultado é significativo. A turbulência de mercado, embora não significativa, apresenta uma média moderação na relação entre a ambidestria e o desempenho. O caminho indireto entre a orientação empreendedora e o desempenho acadêmico mediado pela ambidestria organizacional mostrou-se mais forte em comparação ao direto, sem a mediação da ambidestria. Em conclusão, a ambidestria apresentou-se como um constructo relevante para mediar a orientação empreendedora e a orientação à aprendizagem para o desempenho das IES privadas no Brasil, sob condições de pressões de mercado.

PALAVRAS-CHAVE:
orientação empreendedora; orientação à aprendizagem; ambidestria organizacional; desempenho acadêmico; instituições de ensino superior

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