Resumo
Objetivo: Esta pesquisa tem como objetivo estruturar um modelo hierárquico que integre os conceitos da indústria 4.0 (I4.0) e padronizar conceitos com base na literatura.
Originalidade/valor: Kamble et al. (2018) apontam para a falta de uma arquitetura para representar os conceitos I4.0. Este artigo traz uma abordagem para a relação entre esses conceitos de I4.0. Ele expande os es- tudos de Ghobakhloo (2018) e Liao et al. (2017) e homogeneíza termos presentes na literatura.
Design/metodologia/abordagem: A partir de uma revisão sistemática da literatura nas bases de dados Scopus e ScienceDirect, de 2011 a 2019, foram revisados 91 artigos, dos quais 58 foram analisados.
Resultados: A partir da literatura, os termos relacionados com I4.0 foram agrupados em três categorias: tecnologias, princípios e dimensões. Os clusters de tecnologia representam ferramentas utilizadas para promover mudanças e transformações nos processos, aqui chamados de princípios. Essas mudanças e transformações criam novos padrões da indústria, permitindo a integração de processos para a solução de problemas, contribuindo para a implementação do gerenciamento inteligente. A relação entre essas categorias resulta em um modelo hierárquico.
Palavras-chave: indústria 4.0; dimensões; tecnologias; princípios; modelo hierárquico