Acessibilidade / Reportar erro

REFLEXOS DA GOVERNANÇA CORPORATIVA SOBRE A PAY-PERFORMANCE SENSITIVITY: UMA NOVA PERSPECTIVA1 1 Os autores agradecem à Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig), à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e à Organização dos Estados Americanos (OEA) pelo financiamento desta pesquisa.

RESUMO

Objetivo:

Esta pesquisa se propõe a investigar se as características de governança corporativa – compensação dos executivos, composição do conselho de administração e estrutura de propriedade/controle – in­fluen- ciam na sensibilidade da remuneração ao desempenho da firma, a chamada pay-performance sensitivity.

Originalidade/valor:

O estudo contribui ao apresentar um novo olhar sobre a interação dos mecanismos de governança corporativa alinhada ao conceito de pay-performance sensitivity, evidenciando que os instrumentos de governança corporativa não atuam de forma isolada, mas sim de maneira entrelaçada e interdependente.

Design/metodologia/abordagem:

A amostra do estudo é composta das empresas participantes do Índice Brasil 100 (IBRX 100) listadas na B3 no período de 2014 a 2018. Os dados foram extraídos da base Economatica® e dos formulários de referência acessados no site da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). O método utilizado para análise dos dados foi regressão com dados em painel, adotando modelos de efeitos fixos e aleatórios.

Resultados:

Os resultados evidenciam que a composição do conselho (representada pela dualidade de funções entre CEO e presidente do conselho) aumenta a sensibilidade da remuneração dos executivos ao desempenho das empresas, ao passo que a concentração acionária a reduz. Ademais, percebeu-se que uma maior presença de membros independentes no conselho reduz a variação da remuneração dos executivos.

PALAVRAS-CHAVE:
Compensação dos executivos; Composição do conselho de administração; Estrutura de propriedade/controle; Governança corporativa; Pay-performance sensitivity

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br