RESUMO
Objetivo:
Propor um framework que envolva dimensões de análise e seus respectivos papeis do ator organizacional nas iniciativas de inovação social.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
Houve o desafio de delinear o framework dentro de um contexto brasileiro, contribuindo como instrumento para tomada de decisão do ator organizacional, ajudando-o a uma melhor compreensão das iniciativas de inovação social que coordena, bem como caracterizar os papéis que devem desenvolver para uma melhor promoção e divulgação das inovações sociais implementadas.
Principais aspectos metodológicos:
Realizou-se um estudo de natureza qualitativa e teve como caso a rede formada por organizações da sociedade civil que atuam na gestão de inovações sociais (Articulação do Semiárido Brasileiro - ASA). As ONGs vinculadas a ASA que atuam nos estados da Paraíba, Pernambuco e Rio Grande do Norte foram consideradas como unidades de análise do caso investigado. A Análise de Conteúdo foi adotada para o tratamento dos dados, apoiada pelo uso do software Atlas.Ti.
Síntese dos principais resultados:
O ator organizacional tem um papel destacado nas iniciativas de inovação social, como representante legítimo dos interesses da sociedade na articulação de iniciativas bottom-up (atores); na identificação das necessidades sociais não satisfeitas (necessidades sociais); gerenciador das relações sociais, especialmente no que diz respeito à governança e participação (processo); e estimulador dos ganhos sociais causados na comunidade (ganhos e respostas sociais).
Principais considerações/conclusões:
Os papéis apontados permitem um mapeamento das ações do ator organizacional, auxiliando-o nos trabalhos de planejamento, implementação e difusão de iniciativas sociais, resultando em um modelo que possibilita operacionalizar o conceito e propiciar análise do fenômeno.
PALAVRAS-CHAVE
Inovação social; Atores organizacionais; Necessidades sociais e processo; Ganhos e respostas sociais; Caráter inovador