RESUMO
Objetivo:
O objetivo deste artigo é esclarecer as múltiplas abordagens de inovação social, com foco sobre a literatura francófona.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
Será oferecida uma revisão ampla da literatura que ponha em dúvida o significado do adjetivo "social" quando usado pelos autores para descrever uma inovação, destacando as diferentes abordagens do conceito, os relacionamentos de umas entre outras e os seus limites e ilustrando estas abordagens com exemplos concretos.
Principais aspectos metodológicos:
A análise da literatura se baseia em uma seleção de vinte e cinco artigos em francês - a língua materna do autor - recolhidos e analisados através do método do "ponto de saturação teórica". Concluímos nossa investigação quando aparecia que não havia mais elementos inéditos e cruciais para os artigos novamente lidos, ou seja, quando apareceu que um "ponto de saturação" finalmente foi atingido sobre as teorias da inovação social.
Síntese dos principais resultados:
A definição da inovação social, como novas soluções para as exigências não ou mal atendidas, parece predominar na literatura. Ela pode ser subdividida em três: a abordagem pelas políticas públicas, a abordagem pelo espírito empresarial social e a abordagem pelo desenvolvimento participativo que parece ser, neste caso, a mais interessante, sem excluir as outras.
Principais considerações/conclusões:
Propõe-se uma nova tipologia de inovação que mostra a relação entre a inovação social com outros tipos de inovações. A título de conclusão, algumas considerações são apresentadas sobre o contexto de emergência da inovação social e da sua posição ambígua dentro do sistema neoliberal.
PALAVRAS-CHAVE
Inovação social; Espírito empresarial social; Inovação tecnológica; Inovação de serviços; Economia social e solidária