Acessibilidade / Reportar erro

EQUILIBRANDO TRABALHO, ESTUDO E LAR: UM ESTUDO COM MESTRANDOS EM UMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA

RESUMO

Objetivo:

Compreender as táticas que estudantes não tradicionais utilizam para gerenciar as fronteiras entre trabalho, lar e estudo.

Originalidade/lacuna/relevância/implicações:

O estudo se mostra original ao transferir o foco do conflito para o equilíbrio entre trabalho, lar e estudos. Além disso, também inova ao direcionar a atenção para o nível micro da ação individual, contrastando com uma literatura que tradicionalmente estuda ações organizacionais. Por fim, realiza uma leitura inovadora do fenômeno da interface entre trabalho, lar e estudos sob a ótica da teoria das fronteiras.

Principais aspectos metodológicos:

O estudo, de natureza qualitativa, foi realizado a partir de 18 entrevistas que foram gravadas, transcritas e passaram por uma análise de conteúdo, que revelou uma lista de táticas individuais empregadas pelos entrevistados para conciliar demandas do trabalho, lar e estudos.

Síntese dos principais resultados:

A análise permitiu identificar 18 táticas que os entrevistados empregam para negociar o grau de permeabilidade entre as fronteiras entre trabalho, estudo e lar. Essas táticas foram classificadas como comportamentais, comunicativas, físicas e temporais.

Principais considerações/conclusões:

O estudo permitiu identificar que os estudantes desenvolvem um papel ativo ao interpretarem as expectativas dos atores sociais dos domínios do lar, trabalho e da instituição em que cursam o mestrado e adotarem fronteiras com graus de permeabilidade que possibilitam um estado de maior equilíbrio entre esses domínios.

PALAVRAS-CHAVE:
Fronteiras; Estudantes não tradicionais; Trabalho-lar-estudo; Conflito; Equilíbrio

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br