Acessibilidade / Reportar erro

OS EFEITOS DA OPERAÇÃO LAVA JATO NO MERCADO DE CAPITAIS BRASILEIRO: O CASO PETROBRAS

RESUMO

Objetivo:

O estudo pretende identificar os efeitos da Operação Lava Jato no mercado de capitais brasileiro com foco na empresa estatal Petróleo Brasileiro S.A. (Petrobras), incluindo nesta análise outras companhias de capital aberto que pertencem ao setor de Petróleo e Gás.

Originalidade/valor:

A pesquisa é relevante, porque avança na discussão sobre a influência da Operação Lava Jato no preço de ações no contexto brasileiro. O estudo contribui para evidenciar o uso da ferramenta Google Trends como uma medida de atenção do mercado e seus efeitos.

Design/metodologia/abordagem:

Este estudo é uma pesquisa quantitativa, baseada em evidências do volume de pesquisa online em relação com o movimento dos preços das ações. A amostra foi composta de dados da Petrobras e de outras companhias pertencentes ao setor de Petróleo e Gás no período de 2 de janeiro de 2013 a 28 de dezembro de 2018. A definição das datas mais relevantes foi realizada através do índice de volume de pesquisa para os termos “Lava Jato” e “corrupção”, obtidos a partir da ferramenta Google Trends. O modelo GARCH (1,1) foi adotado nas estimações.

Resultados:

Os resultados obtidos a partir das dummies incluídas para capturar os retornos anormais, mostraram uma reação significativa nos comportamentos dos ativos. O fluxo do capital parece ter optado por ativos de maior confiança do que PETR3 e PETR4 em algumas das semanas estudadas depois do início da Operação. Pode-se concluir que, de forma geral, a deflagração da Lava Jato foi relevante e trouxe certa instabilidade para outras empresas do setor.

PALAVRAS-CHAVE:
Operação Lava Jato; Corrupção; Petrobras; Sentimento do investidor; Google Trends

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br