RESUMO
Objetivo:
Analisar a evolução temática do campo de pesquisa sobre consumo sustentável, no período de 1999 até 2019.
Originalidade/valor:
O estudo avança na compreensão sobre o desenvolvimento do campo de pesquisa sobre consumo sustentável, analisando as principais publicações e temas abordados.
Design/metodologia/abordagem:
Revisão sistemática da literatura por meio de um estudo bibliométrico com análise baseada em citações com apoio do software CitNetExplorer, utilizando as técnicas core publication e clustering. Foram analisados 264 artigos.
Resultados:
As publicações mais recentes convergem sobre a necessidade de mudar os atuais padrões e os níveis de consumo e de engajar diversos stakeholders em processos participativos e de cocriação. Além disso, identificou-se a existência de cinco clusters de pesquisa, a saber: 1. ecoeficiência com foco no esverdeamento do mercado; 2. comportamento do consumidor com ênfase no incentivo para compra de produtos verdes; 3. natureza social do consumo que insere a perspectiva sociológica; 4. abordagem dinâmica por considerar a interdisciplinaridade do campo; e 5. papel da educação para o consumo sustentável. Conclui-se que os diversos temas encontrados revelam contribuições de diferentes áreas do conhecimento e a importância de desenvolver pesquisas que integram a dinamicidade dos desafios para alcançar o consumo sustentável. Ressalta-se a necessidade de uma abordagem integrada devido à complexidade inerente a temática que envolve aspectos econômicos, tecnológicos, políticos, sociais, psicológicos e ambientais para uma go- vernança em prol do consumo sustentável.
PALAVRAS-CHAVE:
Consumo sustentável; Bibliometria; CitNetExplorer; Core Publication; Cluster