Acessibilidade / Reportar erro

CONSUMO SUSTENTÁVEL: EVOLUÇÃO TEMÁTICA DE 1999 A 2019

RESUMO

Objetivo:

Analisar a evolução temática do campo de pesquisa sobre consumo sustentável, no período de 1999 até 2019.

Originalidade/valor:

O estudo avança na compreensão sobre o desenvolvimento do campo de pesquisa sobre consumo sustentável, analisando as principais publicações e temas abordados.

Design/metodologia/abordagem:

Revisão sistemática da literatura por meio de um estudo bibliométrico com análise baseada em citações com apoio do software CitNetExplorer, utilizando as técnicas core publication e clustering. Foram analisados 264 artigos.

Resultados:

As publicações mais recentes convergem sobre a necessidade de mudar os atuais padrões e os níveis de consumo e de engajar diversos stakeholders em processos participativos e de cocriação. Além disso, identificou-se a existência de cinco clusters de pesquisa, a saber: 1. ecoeficiência com foco no esverdeamento do mercado; 2. comportamento do consumidor com ênfase no incentivo para compra de produtos verdes; 3. natureza social do consumo que insere a perspectiva sociológica; 4. abordagem dinâmica por considerar a interdisciplinaridade do campo; e 5. papel da educação para o consumo sustentável. Conclui-se que os diversos temas encontrados revelam contribuições de diferentes áreas do conhecimento e a importância de desenvolver pesquisas que integram a dinamicidade dos desafios para alcançar o consumo sustentável. Ressalta-se a necessidade de uma abordagem integrada devido à complexidade inerente a temática que envolve aspectos econômicos, tecnológicos, políticos, sociais, psicológicos e ambientais para uma go­- vernança em prol do consumo sustentável.

PALAVRAS-CHAVE:
Consumo sustentável; Bibliometria; CitNetExplorer; Core Publication; Cluster

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br