RESUMO
Objetivo:
Compreender a diversidade no contexto organizacional.
Originalidade/lacuna/relevância/implicações:
Existem poucos estudos críticos sobre o tema, aqui fundamentados nas ideias de Derrida (2002)Derrida, J. (2002). A escritura e a diferença. (M. B. M. N. Silva, Trad.) (3a ed.). São Paulo: Editora Perspectiva. e na teoria do reconhecimento de Honneth (2003)Honneth, A. (2003). Luta por reconhecimento: a gramática moral dos conflitos sociais (L. Repa, Trad.). São Paulo: Ed. 34.. Relaciona a diversidade com a construção da identidade dos indivíduos e remete ao conceito de tolerância, possibilitando uma discussão sobre o reconhecimento (ou não) das diferenças.
Principais aspectos metodológicos:
Pesquisa qualitativa, realizada em organizações dos segmentos de mineração e siderurgia. Os dados foram coletados por meio da realização de grupos focais e submetidos à análise de discurso.
Síntese dos resultados:
Constatou-se dificuldade de convívio com pessoas pertencentes a grupos diversos. Associou-se a diversidade à diferença e ao tema reconhecimento. Evidenciou-se que a diversidade deveria ser gerida no contexto organizacional, mas a diversidade que entra na agenda das empresas analisadas, inclusive nas práticas de RH, é a diversidade tolerável.
Principais considerações/conclusões:
Os grupos minoritários ainda carecem de reconhecimento, prevalecendo à valorização de um grupo em detrimento de outros. Reconhecer diferenças é algo desafiador, haja vista a distância que se instaura entre os processos reflexivos e a prática empresarial. Por fim, ressalta-se a necessidade de promover ações que visem à igualdade de oportunidades de tratamento aos diversos grupos existentes na organização.
PALAVRAS-CHAVE
Diversidade; Grupos minoritários; Diferença; Reconhecimento; Tolerância