Acessibilidade / Reportar erro

ECONOMIA COMPARTILHADA E OS CONTEXTOS ECONÔMICOS E SOCIAIS: MERCENARISMO OU BEM COMUM?1 1 O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) - Código de Financiamento 001.

RESUMO

Objetivo:

O objetivo desta pesquisa foi compreender como os contextos econômicos e sociais influenciam no potencial transformador da economia compartilhada (EC).

Originalidade/valor:

A literatura referente ao tema da EC ainda é repleta de incertezas. Entre elas, verificamos que há um paradoxo entre a geração de benefícios sociais à comunidade e o aumento da desigualdade social.

Design/metodologia/abordagem:

Os dados foram coletados por meio de análise documental, netnografia, observação participante e entrevistas. A partir da coleta, analisaram-se os dados à luz do framework teórico proposto por Wittmayer et al. (2019)Wittmayer, J. M., Backhaus, J., Avelino, F., Pel, B., Strasser, T., Kunze, I., & Zuijderwijk, L. (2019). Narratives of change: How social innovation initiatives construct societal transformation. Futures, 112, 102433. doi:10.1016/j.futures.2019.06.005
https://doi.org/10.1016/j.futures.2019.0...
para o exame de narrativas ligadas à inovação social.

Resultados:

As narrativas produzidas diferem quanto ao tipo de plataforma (com e sem fins lucrativos). Verificamos que, nas plataformas sem fins lucrativos, os contextos econômicos e sociais não influenciam no potencial transformador orientado pela EC, diferentemente das plataformas com fins lucrativos, nas quais a narrativa “oportunidade de renda” é sensível ao contexto. As principais contribuições da pesquisa realizada consistem na utilização de um framework teórico da inovação social para analisar as narrativas da EC e na observação de diferenças contextuais sobre o fenômeno, o que deveria levar as plataformas e os governos (no seu papel regulador) a ter diferentes olhares sobre a EC. Concluímos que as narrativas da EC se apresentam diferentemente. As plataformas com poucos (ou sem) fins lucrativos se inserem no fenômeno da inovação social como um processo transformador e, nos contextos de maior vulnerabilidade econômico social, podem ser um mecanismo de agravamento da desigualdade social.

PALAVRAS-CHAVE
Economia compartilhada; Inovação social; Narrativas; Contexto; Plataforma

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br