Acessibilidade / Reportar erro

PERSPECTIVAS ACERCA DA POLISSEMIA DO TRABALHO: FUNDAMENTOS TEÓRICOS E POSSIBILIDADES DE ESTUDO

RESUMO

Objetivo:

Compreender os sentidos e significados do trabalho sob diferentes olhares e apoiar os pesquisadores do tema a refletirem sobre qual(is) lente(s) estão formulando suas pesquisas.

Originalidade/relevância:

A principal contribuição do artigo se encontra na síntese e registro de dez categorias de análise dos múltiplos e possíveis sentidos e significados do trabalho, seja de forma isolada, seja em suas conexões. Este artigo é em si uma proposição teórica, coopera para a extensão da literatura e é original ao indicar dez perspectivas complementares para o objeto de estudo: fisiológica, cultural, religiosa, espiritual, ideológica, econômica, política, legal, psicológica e social.

Principais aspectos metodológicos:

Este artigo tem uma abordagem qualitativa, tem como método uma revisão da literatura do tipo narrativa e apoia-se em mais de 80 referências nacionais e internacionais.

Síntese dos principais resultados:

Ao serem analisadas de maneira integrada, essas perspectivas ampliam as possibilidades de contextualização e futuras pesquisas no campo do referido tema. Por fim, defende-se que ainda há um longo caminho na problematização desse fenômeno tão central na vida dos indivíduos e para a sociedade, principalmente no que tange ao contexto atual de policrise e intensas transformações sociais.

PALAVRAS-CHAVE
Trabalho; Significados do trabalho; Sentidos do trabalho; Perspectivas sobre o trabalho; Polissemia do trabalho

Editora Mackenzie; Universidade Presbiteriana Mackenzie Rua da Consolação, 896, Edifício Rev. Modesto Carvalhosa, Térreo - Coordenação da RAM, Consolação - São Paulo - SP - Brasil - cep 01302-907 - São Paulo - SP - Brazil
E-mail: revista.adm@mackenzie.br